DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

(Shanghai) Bears Live Below 40-wk MA


Em postagem recente (clique aqui) observei que o Xinhua 25 estava exibindo um buy signal dentro do range em que se encontra. Não atingiu o target (linha tracejada) e voltou à estaca zero. O Shanghai Stock Exchange mostra debilidade ainda maior com breakdown de uma formação triangular. A diferença entre as duas médias reside em suas composições e market cap. Mutatis mutandis poder-se-ia dizer que o Xinhua 25 está para o Dow Jones Industrial assim como o SSEC, para o S&P500. Está aí um bom argumento para a performance lagging do Ibroxespa. Os mercados estão - como diriam os yankees - em critical juncture
Conselho: Pratique a filosofia SOH (Sit On your Hands). :)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Analysis Of A Recent Poll Among Readers

O momento é apropriado para fazer alguns comentários acerca dos resultados da enquete, cujos resultados encontram-se (por enquanto) na parte superior direita do blog. Em linhas gerais podemos dizer que 2/5 dos leitores acreditam que as notícias em hipótese alguma dão a direção dos mercados. Outros 2/5, que isso pode ocorrer dependendo da magnitude da notícia. O pessoal remanescente (1/5), que notícias e eventos são os principais drivers dos preços das ações. Acredito que se uma enquete do gênero fosse levada a um site de grande penetração popular os resultados seriam razovelmente diferentes. Explico por que mais adiante.


Depois de uma breve pesquisa associei ao chart do SP500 acima as notícias aparentemente mais relevantes na ocasião. Não é possível observar qualquer padrão nos dias que se seguem a divulgação de notícias "bombásticas". Se esse espaço reunisse leitores sem qualquer especialização, não poderiam 40% dos votantes afirmar que notícias e eventos   são irrelevantes. O vulgo é levado a acreditar que o price action dos mercados é refém do fluxo incessante de notícias e eventos caóticos diários. Talvez muitos não saibam, mas dias após o assassinato de John Kennedy em novembro de 1963 os mercados americanos engrenaram um rally ininterrupto por meses (!). Dada a complexidade (ou mesmo sua impossibilidade) de uma metodologia que tentasse associar notícias a performance de preços, tenho que me ater às evidências. Até hoje não consegui perceber qualquer relação entre notícias supostamente "ruins" ou "boas" e a direção de preços negociados livremente. Quando muito temos abertura de trading sessions na direção esperada para vermos fechamentos fortes na direção oposta. Percebo mais comumente o price action do mercado passar a pautar a divulgação de notícias. Adaptam-se estas àquele. E não o inverso, como supõe a sabedoria popular. Estudos mais abrangentes mostrando como a economia dita o comportamento social são feitos por uma ciência relativamente nova chamada Socionomia, área na qual o americano Robert Prechter é especialista. 

terça-feira, 27 de abril de 2010

Thoughts On An Example Trade - Final

[Followup do anterior]
A compreensão da psicologia dos gaps é uma ferramenta poderosa para investidores de viés técnico. O trigger de compra tratado na postagem anterior seria uma fechamento convincente acima de 47,55. Ou, no caso de um trade mais agressivo, preços acima de determinada área no intraday, acima de 47,55. Nos dias de preços dentro da área do gap houve máximas em 47,62 e 47,58. No caso em questão um trader agressivo provavelmente teria sido estopado. Mas um mais cuidadoso, não.
Hoje houve sério breakdown em TBT, o que significa alta nos preços dos Treasuries. Claro, um cenário coerente com o queda expressiva de equities vista hoje.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Thoughts On A Example Trade

Nos últimos meses um fundamentalista ortodoxo não teria arrumado nada nesse ativo, cuja variação representa o movimento contrário, duplamente amplificado, dos Treasuries de vencimento acima de 20 anos. Percebe-se um trading range consistente na faixa 47-51. Cada ativo tem uma personalidade. Esse possui a mania de produzir gaps de exaustão, quando próximo de reversões. Preenchimento de gaps (gap filling) são setups de compra ou venda dos mais confiáveis. Significa um esgotamento de oferta/demanda dentro da área aberta do chart. Daí, no caso específico, se TBT for negociado acima de 47,55 eu não pensaria duas vezes...

The Mighty Relentless Rally

Bullish advisors atingiram leituras acima de 53% - a mesma vista na correção de janeiro - segundo a Investors Intelligence. Então seria razoável admitir que veremos novo selloff, certo? Errado. É possível que esse percentual continue aumentando até a leitura crítica dos 60% no acompanhamento da escalada dos preços. Apesar do sentimento ser negativo sob o ponto de vista dos bulls, price action simplesmente não exibe sell signal. Bem...muitos devem imaginar que sinal seria esse na tendência terciária. Então lá vai: fechamento abaixo da 20 DMA no SPX. Hoje está em 1190 aproximadamente. Por quê? Simplesmente conseguiu reverter milimetricamente na última semana dois lows intraday. Então nada mais natural que assumir que um fechamento abaixo desse benchmark signifique uma clara modificação no sentimento.

Até onde vamos? Não faço a mínima ideia. Enquanto a mídia continuar bombardeando seus leitores com novidades apocalípticas (pindaíba da Grécia, fraudes do Goldman Sachs nos CDOs, etc.) é difícil acreditar que uma correção decente ocorra. Acabei de tomar conhecimento de um artigo do Mark Hulbert (A very friendly trend), no qual o admirável editor relata uma descoberta do analista Ned Davis. Recomendo a sua leitura aos que gostam de adivinhar topos. 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

How Contrarian Indicators Relate To Price Action?

Volumes são variáveis independentes de preço. Leituras de indicadores contrários, não. Só que a relação não é perfeitamente linear. Em uma relação desse tipo, cada ponto de variação de preços está associada a uma quantidade fixa na leitura na frequência do evento utilizado como contrarian indicator. Refletindo o comportamento humano, as leituras deles progridem em ondas. [Nunca vi esse assunto abordado em bibliografia alguma.]

Até semana passada havia notória estagnação de alguns indicadores - notadamente o PC ratio total (index+equities). Existe uma polêmica envolvendo o grau de eficiência de PC ratios. Diz-se que aquele calculado somente com base em equities reflita melhor o comportamento do retail investor. Só que da minha experiência nessa seara não percebo diferenças significativas entre eles. E só vejo signals confiáveis quando um confirma o outro (equities only e total). [Não costumo utilizar o index only.] 

Esse curto intróito teórico serve-me de base para dizer que essa semana PC ratio total da CBOE despencou e se juntou a níveis extremos junto com o de equities only. Qual a razão? Buscar explicações para tudo é atitude típica de fundamentalistas ortodoxos. [Mas imaginem como seria um saco um blog que só posta charts. rs] Acredito na existência de um trigger sazonal do tipo earnings season e/ou o apelo de abril como melhor mês do ano para o DJIA no comportamento dos players. Ao que tudo indica esse trigger afetou de maneira semelhante outros contrarian indicators. Portanto, tenho grande expectativa na divulgação dos dados da Investors Intelligence na quarta-feira que vem.

Resumo da ópera: o risk-reward de novas posições compradas se deteriorou significativamente essa semana. Aviso aos apressadinhos: Ainda não há um sell signal em Wall St. Price, price, price. :-)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

The Crowds Are Always Wrong?

"Sempre" é vocábulo inexistente nos mercados financeiros. Aliás, sempre e nunca devem ter sido usados no MFF em número de vezes que cabem nos dedos da mão. As manadas estão certas na maior parte das tendências, mas erradas muito frequentemente em seus turning points. Pode ser aconselhável ir contra a manada, com a probabilidade a favor, em duas situações: com volatilidades reduzidas ou bem elevadas. Traders agressivos podem quebrar porque tem o hábito de apostar contra a massa, geralmente alavancados.

No post anterior apostei dentro do universo ortodoxo ao dizer que calls de exercício em 120 iriam ao pó na sexta-feira próxima (dia 16), vencimento yankee, simplesmente porque a maioria espera(va) que isso não ocorresse. Em operações reais o operador deve ter antes confirmação dos preços, quando somente aí a manada pega com o pé trocado potencializa a queda zerando suas posições. Uma confirmação viria hoje com um fechamento abaixo de 120 no SPY (proxy do S&P500). A mínima de hoje sequer bateu nesse preço. Ouch! Contrarian views - assim como breadth e volume - são simplesmente instrumentos acessórios das análises baseadas em price action.

O momento é sui generis. Há insistente ceticismo no mercado, o que pode prolongar ainda mais esse rally. Mas não vejo gordura em novas posições compradas que possam ser administradas tranquilamente. Em suma, difícil fugir de um recomendação do tipo HOLD.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sentiment Indicators Sending Mixed Signals

Com 8 dias até o próximo vencimento de derivativos yankee, o cenário de sentimento é já misto, diferente da última avaliação feita em 30/03 (com dados de 29/03).
A última leitura dos bullish advisors divulgado pela Investors Intelligence ainda se situa abaixo do nível crítico dos 50%, benchmark clássico. Contudo as médias mais curtas do P/C ratio da ISE (only securities) está em níveis mais complacentes que os vistos em meados de janeiro. E dado o nível de concentração do número de contratos em aberto, diria que o atingimento de 1200 no SPX (~ 120 no SPY) até a próxima sexta-feira é algo bem improvável. Em raciocínio análogo, há grande chance de que a área de 1170 sirva de anteparo.
Esse cenário é típico daqueles casos em que spreads pequenos carregam baixo risco, visto sob uma perspectiva contrarian. Como citei em outras postagens, operadores de baixa intimidade com technicals tendem a avaliar o risco de travas somente com base na magnitude dos spreads das pontas. Resumindo...a minha única boa aposta é a de que calls (opções de compra) de strike acima de 120 no SPY sejam pó na sexta-feira da semana que vem.
Algumas newsletters e sites reforçam que abril é o melhor mês, estatisticamente falando, para o DJIA. Seria insuspeito que editores/analistas lembrassem desse detalhe depois de um rally ininterrupto desde fevereiro?

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Xinhua China 25 Sending Clear Buy Signal

O proxy do mercado chinês rompeu com violência o trading range de 40-42. Configurou-se o padrão de higher highs e higher lows que caracteriza uma alta. Havia anteriormente definido a área de 41,75 como o divisor de águas. Voilá!