DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Portfolio Return In August '11


domingo, 28 de agosto de 2011

The Correlation Illusion

Há somente uma maneira de se perder capital nominal, stricto sensu: Compre por um preço maior e venda por um menor. Inverta o raciocínio no caso de operações vendidas. Por outro lado, há várias maneiras de se consumir capital "psicológico". Uma delas é criar correlações imaginárias entre dois ativos durantetimeframe de operação. Observe-se que estudos de correlações de dois universos amostrais são estatísticas. Cite-se, p.ex., a forte correlação inversa que o S&P cash estabeleceu com o dollar Index durante a implementação do QE2. Não se deve extrapolar a natureza desses tipo de estudos. Extremamente vulnerável a essa tentação está um nicho de investidores que já adquiriu alguns conhecimentos básicos sobre price action. Certos traders/especuladores jamais desistem da busca pelo Holy Grail, ainda que sejam habitués deste blog.

Durante o subprime crash vários analistas de Wall St. chamaram a atenção para expressiva correlação positiva entre o price action de equities e o do Baltic Dry Index (BDI) [vide chart]. A consequência dessa propaganda fora óbvia: criaram-se séquitos de BDI followers nos meses que se seguiram. Muitos sequer sabiam de sua existência antes disso. Em setembro/10 escrevi "Fact Finder Always Ahead Of The Headlines". À mesma época vários BDI followers lotaram blogs e fóruns chamando atenção para o major selloff por que passava o BDI. Para alguns argumentei (em vão) que guardassem pragmatismo em relação a esse tipo de observações. Muito provavelmente grande parte dos que partilharam dessa mesma visão correlacional ficaram de fora do QE2 rally. Viram e sofreram com um esperado crash - anunciado pelo BDI - que nunca apareceu durante o segundo semestre de 2010. O desgaste do capital "psicológico" por ser mero expectador de um major rally é significativo. Normalmente a frustração é tão grande que o retail investor sente-se forçado a adotar uma das seguintes ações: ou compra o primeiro sinal de fraqueza, ainda que mínimo; ou segue sendo estopado em inúmeras operações vendidas. Mudam apenas os personagens. A estória é sempre a mesma. 


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

(Fake) Money On The Sidelines Again!

"Em paper trade os recursos são fictícios?" Sim. "É verdade que nesse tipo de situação o animus do operador é alterado?" Via de regra, sim, a menos que se possua uma metodologia consistente, sem drawdowns exagerados. "É verdade que é muito mais fácil "ganhar dinheiro" em simuladores que em operações reais?" Sim e não. É mais fácil ganhá-lo e perdê-lo também. Existe uma tendência inata do "treinando" em sucumbir à conhecida contabilidade mental (mental accounting). O estado de euforia decorrente de operações bem-sucedidas segue um crescendo até que quase todos os ganhos acumulados sejam devolvidos em pouquíssimas operações. Soa familiar, caro leitor?



Nessa postagem resolvi mostrar como a realocação dos pontos de stop losses evoluiu junto com o price action favorável. Percebam apenas que o entry point é o ponto nevrálgico da operação. O trade management, muito simples, até dispensa comentários. Idem em relação ao ponto de saída.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Choppy Price Action In Silver...

Silver ETFs have given back just about all yesterday's gains...
...38.50 acted as important ceiling.
Q -"Por que a posição não foi liquidada enquanto havia ganhos acima de 3% ontem?" 
A - Essa é a pergunta mais natural. A explicação reside no timeframe estabelecido: a operação não foi imaginada como daytrade. Daytrade is a loser's game.
Q- "Por que você não estabeleceu as mesmas posições anteriores em ETFs de ouro?"
A - A princípio seria a hipótese mais natural. Ocorre que o recente disconnect entre o preço dos dois metais tornou-se evidente. Ouro está estendido demais no curto prazo. 

A Gift For My Emerging Readers

From the Series Charts You See Nowhere Else.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

You Think I Cared About The US Downgrade?!

Stock game rules have hindered me from loading up the truck!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Beginner's Luck Or Deep Understanding?

Order Filled At Today's Open Just Before The Selloff! Pure luck?!
Understanding crowd sentiment is key!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Back To Cash!

By mistake I have not closed positions in SLV!