DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 31 de março de 2012

Bonds Are Not In The Limelight... - II

See prior post HERE. Note: Do not confuse yields w/ bond prices.

Enquete Aberta Até 08/04 (Domingo)

Meus Caros, a enquete recém-aberta solicita uma rápida opinião do leitor do MFF a respeito da performance de alguns ativos de grande liquidez negociados em bolsas norte-americanas desde janeiro de 2008. É muito importante que o leitor não confira o resultado parcial antes de votar e nem recorra a nenhuma pesquisa na Internet para respondê-la. Não se ganha nada com escolhas dirigidas ou tendenciosas. E todos perdem.

[Após o fechamento um post justificará o motivo da enquete, a tese e se os resultados a corroboram.] 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Equities ISE Index At Record-High?!

O tempo de janela na blogosfera me mostrou que existe uma certa correlação inversa entre a popularidade de postagens e sua utilidade para o market timer. Por isso não é de admirar que sítios úteis e educativos acabem desaparecendo ou ficando muito parecidos com aqueles comercialmente "sustentáveis" (pra usar a palavra da moda). Esse é um testemunho de alguém que frequenta esse mestiere há mais de dez anos. Nos EUA ainda é possível encontrar um punhado de blogs e sítios gratuitos com conteúdo diferenciado, se o usuário não se deixar levar por design simples e widgets ultrapassados, por exemplo. Infelizmente o herding é potencializado na Internet. E os leitores inocentes são quase sempre atraídos pelo canto da sereia. Tornam-se ensandecidos com o novo setup gráfico, o novo indicador, o novo guru, o novo software, etc. E esse ciclo é renovável por meio de novos entrantes todo o tempo.

Por que o intróito sem relação com o título? Porque passou despercebida por muitos a maior leitura individual já registrada no ISE "All Equities Only" Index. Ainda não achei sítios observarem o fato, o que o torna, obviamente, mais relevante. Uma explicação consistente a respeito do tratamento a ser dado a indicadores contrários, como conjugá-los dentro do arcabouço analítico vai além das possibilidades desse espaço. Voltando ao caso específico: A leitura do dia 26/03 ficou em 410 (vermelho). Baixei a série histórica na íntegra e escalonei as maiores leituras em ordem decrescente pelos campos "equity" e "10 avg", respectivamente. Observe-se que a modalidade "all equities only" só começou a ser registrada em janeiro de 2006. O retângulo em azul mostra que apesar da altíssima leitura do dia 26/03 a média (aritmética) de 10 dias continua baixa se comparadas às médias de leituras diárias igualmente extremas, o que sugere uma violenta capitulação de bears e/ou de bulls conservadores que se cansaram de esperar por uma correção. Quem não compreende o mercado tem que decorar o próximo setup da moda, gastar horas backtesting e reais assistindo aos gênios do marketing digital...Customer's choice.



sábado, 24 de março de 2012

Get Rid Of Long Positions In The Yen - II

BEFORE
AFTER

Noisy Dirty Float By Brazilian Central Bank


- Joãozinho, quem é mais útil? O Sol ou a Lua?

- A Lua, professora.
- Não entendi. Como assim?

- Ora, o Sol só aparece quando está tudo claro.

Sob patrocínio do governo, as intervenções diretas da mesa do BACEN e aumentos de IOF em financiamentos em moeda estrangeira têm sido assunto recorrente nessa mídia marrom e teleguiada de Pindorama. O tema voltou à ribalta em recente reunião da presidente(a) e dois Ministros de Estado com os apaniguados de sempre (leia-se, representantes dos grandes conglomerados nacionais). Em mais um daqueles rompantes episódicos, a mandatária de Pindorama disse que se preciso for editará um Medida Provisória por dia para segurar a apreciação do real, mormente em relação ao dólar norte-americano.

Em recente artigo publicado na Revista TendlineMag mencionei alguns aspectos que fazem do Produto Interno Bruto (PIB) um indicador pouco significativo para o país. O engodo sexagenário ainda produz outra falsa impressão, especialmente em países com reduzida taxa de poupança doméstica. Pelas suas próprias definições, o PIB abraça o investimento estrangeiro. Ora, sem ele, o PIB calculado tende a ser pressionado ainda mais. Não custa lembrar que a atividade industrial caiu pelo sexto mês seguido em Pindorama (aqui). Se as consultorias sérias passassem a calcular o Produto Nacional Bruto (PNB) teríamos um retrato mais fiel das chagas e da atividade econômica em Terra Brasilis. Por restrições de espaço na coluna, esse aspecto curioso ficou de fora. 

"Tudo bem, mas onde entra a piadinha?" As compras diretas de dólar pelo BACEN me fazem lembrar o chiste de Joãozinho. Tornam-se mais agressivas quando não é preciso. E não intervêm quando deveriam fazê-lo. Isso só ocorre porque analistas, consultores e demais acadêmicos não compreendem os elementos de market timing. O Banco central japonês (BoJ) não conseguiu frear a valorização do iene. E o Suíço bateu no peito em meio a uma tendência parabólica de apreciação do franco em meados do ano passado (aqui). Big deal! O Bacen teria melhores chances? Ou passa simplesmente a iluminar quando já está tudo claro? Fico com a segunda alternativa. Robert Rhea e William Peter Hamilton pensariam da mesma forma.  Food for thought.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bonds Are Not In The Limelight...

Going short Treas. Looks Increasingly Appealing.

terça-feira, 6 de março de 2012

First Chink In The Rally Seen Today!

Bears got a foot in the door. There is huge intraday supply area at 1355.