DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 30 de setembro de 2012

Fundamentals vs. Price Action

Por que as mesmas notícias que, dizem, derrubar os mercados são às vezes completamente ignoradas? Vejam uma lista de indicadores divulgados na semana passada em terras yankees. Dos 3 assinalados, aquele relativo ao de encomendas de bens duráveis (durable orders, em vermelho) mostrou uma contração muito maior (13,2%) que o consenso do mercado (5,0%) e o da previsão dos analistas do Briefing.com (6,5%). Números comparáveis a esses, de tão ruins, só podem ser vistos em 2009. Não foi só isso. O PIB/2o.trim e o Índice de Compras dos Profissionais de Chicago também vieram abaixo das expectativas, respectivamente, em 1,3% e 49,7. Ainda assim, o mercado praticamente os ignorou. Não deveriam os tais fundamentos da economia servir de orientação aos preços? Por que preços e fundamentos se mantêm desconectados por períodos tão longos que é quase impossível de acreditar? E, de repente - sem nenhum aviso - parecem atuar em sincronia gerando quedas medonhas, crashes e rallies? O fundamentalismo ortodoxo é incapaz de fornecer tais explicações. Ao longo dos anos descobri que métricas tradicionais ganham relevância apenas em extremos. E passam a fazer parte significativa da análise do mosaico. Apesar de ser essa a resposta é também o problema, porque raramente alcançam extremos.

Hat tip to briefing.com

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Have You Learned To Detect Danger?

See prior post (here).
Trading Rule #1: Take small losses before they turn into big ones.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Wanna See A Low-Risk Entry?...Ops!

My experience advises me to stay away from non-perfomers.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

NYSE NH Minus NL At Multi-Year Highs!

Don't what NYSE NH-NL is? No big deal. Click here.

domingo, 9 de setembro de 2012

World Trade Down The Drain!

Don't know what BDI stands for? Click here.
Source: The Economist.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

US Equities Really Running On Fumes?!

Há uns meses fiquei particularmente emocionado quando um leitor do MFF soltou na seção de comentários a expressão "cada dia de alta é menos um dia de alta". Essa era uma afirmação que usava amiúde em um fórum virtual bursátil (hoje dedicado ao comércio popular), do qual participava. Sempre restringi meus atos nesses espaços, já que sempre valorizei o nosso bem mais escasso: o tempo.

O sentido da frase é intuitivo, embora não seja óbvio. Traz a ideia saudável de que à medida que um tendência de alta se desenvolve impõe-se ao pequeno especulador um grau de pragmatismo crescente. Mas o que se vê desde os tempos de Matusalém? Especuladores amadores seguem cada vez mais entusiasmados em altas. Não raro alavancam posições compradas, exatamente quando o ceticismo deveria imperar. Quando isso irá mudar? N-U-N-C-A.

A postagem "US equities running on fumes" já era previsivelmente um fracasso de acessos. As estatísticas mostram que o número de page views do MFF só aumenta significativamente nas quedas. O conselho curioso que posso dar, do tipo contrarian, é dar uma espiada no MFF (se você não for um assinante, claro) sempre você ache que não precise. A autossuficiência é uma característica muito dispendiosa nos mercados de preços livremente negociados. Charts never lie.

sábado, 1 de setembro de 2012