DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Major Moving Avg. Still Capping Rally!

A 50-DMA ainda contém o price action no S&P500. E enquanto persistir essa situação qualquer compra deve adiada. O fechamento de sexta-feira foi fraco. A média yankee está, por assim dizer, between a rock and a hard place. Enquanto nenhuma das referências gráficas mostradas acima for superada, qualquer operação mais duradoura - além do intraday - é contra-indicada.
Indicadores de sentimento permanecem relativamente neutros, de maneira geral. Apenas CBOE Equity P/C Ratio sugerindo clima de algum desconforto.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Another Fact Quiz

A observação a respeito da 50-DMA mostrou-se acertadíssima. Por dois pregões houve violação intraday deste benchmark, mas não houve fechamento acima dele.

Mudando de assunto: TA é simples. Mas está muito longe de ser óbvia. Vejamos uma ilustração do tema. As áreas hachuradas em verde no chart acima representam padrões de topo, na tendência terciária, bem semelhantes. Surgiram a partir de pequenas áreas de congestão. Vejam como por meses a fio houve um nítido padrão de topos e fundos. Padrão análogo surgiu recentemente não em um topo, mas em um fundo!
Por quê? O que isso pode sugerir?
[Os leitores que quiserem deixar sua avaliação podem fazê-lo na área de comentários]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Major Moving Avg. May Cap Rally?

Desde o último comentário (quase) tudo transcorreu conforme o script. Achei esse rally um pouco enérgico além da conta. Médias yankees desenharam um padrão bullish visível no hourly (leia-se, shakeout bottom). Preços atingiram hoje os targets teóricos das formações. Além disso, a notável 50DMA parece que serviu de benchmark ao teto de hoje. [Note-se que targets de padrões servem mormente como referências gráficas. Dão idéia da amplitude dos movimentos. E não devem ser usados prioritariamente como pontos de venda.]
A colaborar com esse cenário compareceu a Dell com seu resultado do 4Q09, após o fechamento do pregão: queda de 6% no faturamento. O pessoal do afterhours não gostou. Rallies fortes como o que vimos essa semana levam tempo para se dissipar, no entanto.

Update: Alterei o chart postado originalmente. A expectativa se baseia em argumentos de simetria. Acredito, portanto, que - se feito com volumes bem comportados - o pullback seja uma oportunidade para acumulação no curto prazo.

NOTA: O fechamento do post se deu antes da divulgação (17:10 EST/20:10 BSB) do aumento na taxa de redesconto pelo Federal Reserve. A análise permanece inalterada.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Fact Finder Does It Again

ANTES DA ABERTURA
DEPOIS DO FECHAMENTO

Fact Finder´s Take Before The Bell

Com essa ajuda providencial do governo chinês, hoje meu expediente termina mais cedo. Quando estou empenhado em alguma operação de curto prazo, costumo fazer um exercício mental para testar minhas habilidades. Não se trata exatamente de previsão, mas um plano de ação que me deixe mais preparado para pontos de entrada ou saída. Markets makers yankees procuram exagerar nas aberturas para capitalizar nas ordens dadas a mercado. Não vejo technicals que me façam acreditar que o céu vai cair. Daí imagino que a mínima de hoje se dê nas imediações da pequena linha de tendência azul. A ver.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

1,072 Overcome...Now What?

O que parecia ser simples levou três dias. Somente hoje bulls conseguiram efetuar um fechamento acima dos 1,072. O fundo do chart (vide elipse) me lembrou muito um padrão tipificado pelo technician Martin Pring. Volume não foi lá essas coisas, mas com preço não se discute. A LTB traçada no diário foi rompida também. Logo, pelo menos por enquanto, o desastre foi evitado. Mas a tarefa para bulls ainda continua inglória, já que várias regiões de forte congestão foram geradas na queda. Com pesado program trading à solta, recomendaria muito cuidado com operações compradas de curtíssimo prazo. Preços podem andar à velocidade da luz (para baixo, principalmente).

Uma curiosidade estatística fica para amanhã: Com notável consistência o dia de pregão anterior ao feriado do Dia do Presidente (President's Day) nos EUA tem levado uma chancela ursolina. Paguei pra ver e fiquei short no fechamento de hoje. A ver.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Successful Patterns Always Go Unnoticed

Price patterns são produto do inconsciente coletivo. Não se reproduzem a partir de ações voluntárias dos indivíduos participantes. Logo após o ponto 5 assinalado acima havia identificado a provável bearish wedge em andamento no iShares Pindorama. No entanto estávamos no auge da complacência e - como sói ocorrer - meus argumentos iriam cair em ouvidos moucos.

Today's Price Action Was A Rarity

Acredito que a maioria dos leitores tenha esperado um comentário no início da semana, depois dos pullbacks de segunda e terça-feira, que puseram um ponto de interrogação no selloff, até então inquestionável. Estes não me causaram espécie porque estava preparado para a combinação "sobrevenda + seasonals". Aliás, dois efeitos sazonais se juntaram na segunda-feira e possivelmente potencializaram o resultado.

O price action de ontem corrigiu a "anomalia" do início da semana, com selloff muito forte. Hoje esperar-se-ia um dia de reavaliação com pequeno trading range. A hipótese menos esperada por mim foi a que se viu hoje até as 14:00 ET (17:00 de Pindorama). Preços seguiam em momentum igual ao de ontem até área de demanda. No ponto de inflexão o que se viu foi a exaustão de vendedores, com o consequente rally de duas horas, levando price action até um pouco acima do fechamento de ontem (!?). O fechamento ocorreu na região que esperava, mas esse roller coaster foi algo improvável. Wow! :)

Chega de hindsight! Sentimento entre os retail investors está em níveis semelhantes aos de julho/09. Ou seja, pessimismo extremo desde o início do bull market em março/09. A meu ver, isso emperra a continuação do selloff por uns dias. Os fregueses mais agressivos podem tentar tirar uns trocados em operações compradas. Da minha parte, estou evitando as countertrend moves, que são extenuantes. Entendam o momento atual como um rollover no semanal. Ursolinos, p. ex., podem acordar nas áreas de 1072 ou nas vizinhanças da LTB que hoje passa em 1090 (e cada dia mais próxima). Pessoalmente me inclino pela segunda alternativa.