See prior post HERE. Note: Do not confuse yields w/ bond prices. |
Well, er, What Do Readers Get Here? No Hindsight. No Bullshit. No Charlatanism.
DISCLAIMER
sábado, 31 de março de 2012
Bonds Are Not In The Limelight... - II
Enquete Aberta Até 08/04 (Domingo)
Meus Caros, a enquete recém-aberta solicita uma rápida opinião do leitor do MFF a respeito da performance de alguns ativos de grande liquidez negociados em bolsas norte-americanas desde janeiro de 2008. É muito importante que o leitor não confira o resultado parcial antes de votar e nem recorra a nenhuma pesquisa na Internet para respondê-la. Não se ganha nada com escolhas dirigidas ou tendenciosas. E todos perdem.
[Após o fechamento um post justificará o motivo da enquete, a tese e se os resultados a corroboram.]
quarta-feira, 28 de março de 2012
Equities ISE Index At Record-High?!
O tempo de janela na blogosfera me mostrou que existe uma certa correlação inversa entre a popularidade de postagens e sua utilidade para o market timer. Por isso não é de admirar que sítios úteis e educativos acabem desaparecendo ou ficando muito parecidos com aqueles comercialmente "sustentáveis" (pra usar a palavra da moda). Esse é um testemunho de alguém que frequenta esse mestiere há mais de dez anos. Nos EUA ainda é possível encontrar um punhado de blogs e sítios gratuitos com conteúdo diferenciado, se o usuário não se deixar levar por design simples e widgets ultrapassados, por exemplo. Infelizmente o herding é potencializado na Internet. E os leitores inocentes são quase sempre atraídos pelo canto da sereia. Tornam-se ensandecidos com o novo setup gráfico, o novo indicador, o novo guru, o novo software, etc. E esse ciclo é renovável por meio de novos entrantes todo o tempo.
Por que o intróito sem relação com o título? Porque passou despercebida por muitos a maior leitura individual já registrada no ISE "All Equities Only" Index. Ainda não achei sítios observarem o fato, o que o torna, obviamente, mais relevante. Uma explicação consistente a respeito do tratamento a ser dado a indicadores contrários, como conjugá-los dentro do arcabouço analítico vai além das possibilidades desse espaço. Voltando ao caso específico: A leitura do dia 26/03 ficou em 410 (vermelho). Baixei a série histórica na íntegra e escalonei as maiores leituras em ordem decrescente pelos campos "equity" e "10 avg", respectivamente. Observe-se que a modalidade "all equities only" só começou a ser registrada em janeiro de 2006. O retângulo em azul mostra que apesar da altíssima leitura do dia 26/03 a média (aritmética) de 10 dias continua baixa se comparadas às médias de leituras diárias igualmente extremas, o que sugere uma violenta capitulação de bears e/ou de bulls conservadores que se cansaram de esperar por uma correção. Quem não compreende o mercado tem que decorar o próximo setup da moda, gastar horas backtesting e reais assistindo aos gênios do marketing digital...Customer's choice.
sábado, 24 de março de 2012
Noisy Dirty Float By Brazilian Central Bank
- Joãozinho, quem é mais útil? O Sol ou a Lua?
- A Lua, professora.
- Não entendi. Como assim?
- Ora, o Sol só aparece quando está tudo claro.
Sob patrocínio do governo, as intervenções diretas da mesa do BACEN e aumentos de IOF em financiamentos em moeda estrangeira têm sido assunto recorrente nessa mídia marrom e teleguiada de Pindorama. O tema voltou à ribalta em recente reunião da presidente(a) e dois Ministros de Estado com os apaniguados de sempre (leia-se, representantes dos grandes conglomerados nacionais). Em mais um daqueles rompantes episódicos, a mandatária de Pindorama disse que se preciso for editará um Medida Provisória por dia para segurar a apreciação do real, mormente em relação ao dólar norte-americano.
Em recente artigo publicado na Revista TendlineMag mencionei alguns aspectos que fazem do Produto Interno Bruto (PIB) um indicador pouco significativo para o país. O engodo sexagenário ainda produz outra falsa impressão, especialmente em países com reduzida taxa de poupança doméstica. Pelas suas próprias definições, o PIB abraça o investimento estrangeiro. Ora, sem ele, o PIB calculado tende a ser pressionado ainda mais. Não custa lembrar que a atividade industrial caiu pelo sexto mês seguido em Pindorama (aqui). Se as consultorias sérias passassem a calcular o Produto Nacional Bruto (PNB) teríamos um retrato mais fiel das chagas e da atividade econômica em Terra Brasilis. Por restrições de espaço na coluna, esse aspecto curioso ficou de fora.
"Tudo bem, mas onde entra a piadinha?" As compras diretas de dólar pelo BACEN me fazem lembrar o chiste de Joãozinho. Tornam-se mais agressivas quando não é preciso. E não intervêm quando deveriam fazê-lo. Isso só ocorre porque analistas, consultores e demais acadêmicos não compreendem os elementos de market timing. O Banco central japonês (BoJ) não conseguiu frear a valorização do iene. E o Suíço bateu no peito em meio a uma tendência parabólica de apreciação do franco em meados do ano passado (aqui). Big deal! O Bacen teria melhores chances? Ou passa simplesmente a iluminar quando já está tudo claro? Fico com a segunda alternativa. Robert Rhea e William Peter Hamilton pensariam da mesma forma. Food for thought.
sexta-feira, 16 de março de 2012
quarta-feira, 14 de março de 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)