From the Series "Charts You See Nowhere Else". |
Well, er, What Do Readers Get Here? No Hindsight. No Bullshit. No Charlatanism.
DISCLAIMER
sábado, 28 de abril de 2012
terça-feira, 17 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
See How Fundamentalists Assess Equity Mkts
"Falando de menos dor...depois de 5 dias seguidos no vermelho ações repicaram com força. Com tanta força que esse é o melhor rally de 2 dias do ano.
O que está por trás desse movimento?
Algumas notícias favoráveis da Europa mostrando que as taxas dos títulos espanhóis e italianos estão caindo a partir dos picos recentes. Adicione a isto rumores de um crescimento melhor que o esperado na China junto com relatórios sólidos pra começar a temporada de resultados e cria-se uma potente combinação.
Daqui para onde vamos?
Tudo depende da mistura desses 3 ingredientes: dívida européia, crescimento chinês, e economia norte-americana, tendo os lucros do primeiro trimestre como peça central. Se esse trio vier melhor que as expectativas então testaremos o topo recente [1420] e provavelmente seguiremos para topos mais altos. Se piorarem, romperemos para baixo da MM de 50 dias para testar regiões próximas dos 1300. Se a expectativa permanecer a mesma, aí espere um mercado de lado entre 1370 e 1420.
O que eu acho que irá acontecer?
Coloco as maiores chances no último cenário com rompimento pra cima em seguida. E um rompimento pra baixo como a hipótese menos provável (mas possível). Considerando essa expectativa continuo ainda 100% comprado em ações mostrando alto ranking ***** para me dar maiores chances de resultados acima das expectativas e subsequente alta nos preços. Obviamente que te recomendo a mesma abordagem." (13/04) O trecho acima, traduzido livremente, foi extraído de uma conhecida newsletter diária norte-americana de distribuição gratuita. O legal é que a análise faz muito sentido, algo com o qual fundamentalistas muito se identificam. Cai se os resultados ficarem abaixo das expectativas. Sobe se ficarem acima das expectativas. E não irá a lugar algum se coincidirem. Infelizmente o que parece ser racional raramente ocorre. No entanto, se ocorrer pode apostar que o resultado será pífio. O que é racional, de bom-senso e agradável traz audiência. Por isso, ao contrário, o MFF hoje possui apenas uns 30 leitores fixos. Nada que escrevo é de consenso, agradável ou racional, segundo os parâmetros da pessoa comum. E espero que assim continue enquanto estiver escrevendo por aqui. Quem compreende as forças e as expectativas dos intervenientes do mercado sabe que notícias não alteram a direção do price action. Provocam ruídos intraday, se tanto. "Fact, se você não acredita nessas newsletters, por que as assina?" Simples. O conjunto delas me fornece um excelente gauge de sentimento do mercado. Nenhuma delas individualmente me influencia. Apenas o conjunto delas o faz. O teor da newsletter acima espelha ainda um viés otimista. Não é exacerbadamente otimista, mas apenas otimista. Nesse momento falar em pullbacks é algo impopular e provocará reações irritadas de traders, que sempre carregam expectativas altistas. [E por aqui essa tendência é mais forte porque operações vendidas são nitidamente mais onerosas.] Por isso viabilizar em Pindorama empreendimentos comerciais na Web e bons serviços de market calls é o mesmo que fazer água e óleo se misturarem. E la nave va.
sábado, 14 de abril de 2012
Get Rid Of Long Positions In The Yen - III
Check pior posts 1 and 2! You need further info to estimate price followthru. Price action-only systems are losers. |
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Poll Result And Its Meaning
Admitindo que os votantes não recorreram a pesquisas antes de votar, o resultado da enquete mostra uma audiência especializada. Quase metade (47%) acertou a resposta, o que considero um percentual alto. O "Cubes" (proxy do Nasdaq 100) teve, de longe, o melhor desempenho desde 2008: circa 34%. Credite-se muito desse retorno às ações da Apple que possuem grande peso na composição do índice.
Não existe certo ou errado per se. De que adianta saber o retorno de todos esses índices se o operador não tiver acesso a esses mercados? Apenas percebam como as melhores oportunidades proporcionadas pelo market timing não podem ser aproveitadas se o investidor se restringe aos ativos nacionais.
Acredito ser possível tirar algumas conclusões a respeito daqueles que não cravaram a alternativa "QQQ" conscientemente:
- A alternativa "EWZ" tem por trás grande propaganda de governo e corretoras. Outro efeito intrínseco ao proxy Brazil é o da "ancoragem". Parte dos investidores não conseguem se desvencilhar da ideia de que até 2008 a Broxespa foi o melhor mercado;
- O ticker "FXI" não mereceu nenhuma cravada simplesmente porque o noticiário sobre o mercado bursátil chinês é bem negativo. Mas grande parte dos votantes não tem (ou tinha) a mínima noção da performance no período considerado;
- Todos que votaram no ticker "EEM" provavelmente ficaram com a possibilidade "EWZ" também. E sequer consideraram os tickers "QQQ" e "SPY";
Uma grande lição aprendida mediante observações minhas é que performances estelares não se repetem em nenhum período observável (útil). Lembrem-se de EWZ em 2007-2008 ou SLV (silver proxy) em 2010-2011. A watched pot never boils. Não se arvorem a procurar essa observação em algum sítio ou livro. Não a encontrarão. Portanto, oportunidades de ganhos expressivos nos próximos meses podem estar em qualquer ETF setorial, internacional, de títulos ou de volatilidade. Mas não depositem muitas esperanças nos "Cubes".
Assinar:
Postagens (Atom)