Vocês já devem ter percebido que apostar contra minhas convicções em relação ao mercado não traz bons resultados ao longo do tempo. Nas poucas vezes em que technicals e outros fatores se alinharem emito minhas opiniões sem meias-verdades, mesmo quando for contrária a de renomados editores de newsletters* ou gurus e manadas de fóruns. Nas vezes em que estiver errado, o tombo será pequeno. Mas quando estiver certo os ganhos tendem a ser esses que vocês vêem.
O MFF é um trading diary, único no gênero, considerando a precisão das análises. Nenhuma delas precisou de mais de 15 dias para mostrar coerência com a realidade. E só são precisas porque não são previsões em sentido estrito. Cada uma das postagens guarda alguma relação com as anteriores e as que se seguem. Minhas impressões não são estanques. Não conto com nenhuma informação privilegiada ou indicador misterioso. Minha única vantagem sobre os demais é que consigo - por meio de atenta observação, rigorosa disciplina e algumas milhares de horas de estudo nas costas - antecipar a expectativa dos players do mercado. Aliás, nas palavras de Keynes, essa é a receita do investimento/especulação bem sucedida.
A atividade de market timing não se confunde com a de stock picking. Nem são antagônicas, como alguns fundamentalistas ortodoxos de pouca inteligência defendem. São práticas complementares. Quem se interessa por esse assunto terá oportunidade, na minha apresentação única em São Paulo (em data a ser definida), de conhecer os erros mais comuns cometidos no market timing (e como evitá-los). Participem das enquetes, pois a montagem do conteúdo programático terá como objetivo principal atender, na medida do possível, ao perfil dos leitores.
* Vejam o que diz uma que recebi ontem: "There is a double doji formation on the cash Dow and the cash S&P at their .618 Fib points on the daily charts. The recent sell off has been on light volume and there has been book squaring at the end of the quarter."