Minha última postagem no TIB levou o nome Time to cover my shorts in equities (for now) (quarta-feira, dia 25/10). Cobrir posições vendidas significa zerá-las. Deixei claro que, por enquanto, não enxergava downside. De lá para cá, o net movement dos mercados acionários foi insignificante, apesar da intensa volatilidade intraday. Coincidência? Pensem nisso.
Nos últimos dias ursolinos e taurinos têm duelado de maneira árdua no range 1.040-1.065 do SPX. Pra falar a verdade, a batalha tem se desenvolvido mais nitidamente no limite inferior do range. Hoje uma consolidação intraday bullish no meio da tarde foi interrompida quando bears emergiram com fúria e pela terceira vez testaram a convicção de compradores na região circa 1040.
Percebo uma aparente contradição entre um noticiário pesadamente bearish, sem que isso desperte extremos de pânico nos especuladores de curto prazo em opções, como os vistos no final de maio e de junho. Não é bom sinal para quem espera o final desse selloff.
Hoje na newsletter que recebo ao final do dia o Editor de Chicago, IL aponta alguns technical benchmarks e o extremo pessimismo em pesquisas de opinião junto a investidores. A mesmo postura ele adotou em 29 de junho. Não funcionou. Será que dessa vez vai? :)