DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 8 de março de 2008

Why Create a Blog?*


O Markets by Fact Finder vai se aproximando das 1.000 visitas. E nunca disse o que me levou criar um blog. Tenho operado por conta própria por quase 10 anos. E minha entrada no mercado bursátil - não por acaso - coincidiu com a criação dos primeiros homebrokers brasileiros.


A opção por um viés mais técnico veio meio por acaso quando comecei a ler sobre o assunto na Internet. A bibliografia sobre technical analysis tem um apelo mais imediatista para o investidor. E talvez isso tenha exercido uma maior influência na minha escolha. Na extensa prateleira de livros sobre TA não há nenhum em português. Não é preconceito...Essa linha não chama a atenção das editoras a ponto de se interessarem em traduzir obras. E quando decidem traduzir uma, já virou até livro cult no país de origem. Para exemplificar, Trading for a Living de Alexander Elder foi publicado em 1993 e só recentemente traduzido para o português. Na área fundamentalista, a situação não é diferente. E conta com esforços heróicos individuais (vide traduções na página do Ser e Ação e Reação, por exemplo).

Os motores em potencial da propulsão da análise gráfica no Brasil (bancos, corretoras, etc.) estão mais interessados no bottom-line imediato. Transformaram os fóruns e chats em espaços voltados para os gamemaníacos ("compro-onde-vendo-onde?"). Por fora correm os consultores financeiros, basicamente teóricos do mercado, e os instrutores de "cursos de análise gráfica", que em alguns casos transformam-nos em seu meio de subsistência. O resultado é um amálgama de pessoas e instituições no cenário nacional que deturpam a compreensão e a essência dessa filosofia de investimento.


Outro problema no aprendizado é a expectativa irreal por parte dos estudantes de que irão conseguir bater com consistência o Ibovespa - ou qualquer outro índice geral - assim que terminam seus cursos de final de semana ou lêem seu primeiro livro sobre o assunto. Acredito que sem um mentor mais experiente isso seja muito difícil em menos de 2 ou 3 anos. Diante da frustração, o culpado passa a ser esse "negócio de gráfico que não funciona".

Na curta existência do blog, registrei as sugestões de ocorrência do bottom dos mercados em janeiro (clique aqui) e do recente topo (vide lançamento coberto). Blogs never lie. rs

* O emprego de títulos em inglês tem como propósito facilitar o acesso e aumentar a visibilidade do blog aos nativos dessa língua;

Nenhum comentário: