DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 23 de março de 2008

The Poor News Trader

À medida que um bull market amadurece, crescem os números de pessoas físicas interessadas no assunto, de IPOs, de especialistas em "análise técnica", de sítios de notícias especializados em finanças, etc. Por falar em notícias, sempre me impressionou a quantidade de investidores que tem o pernicioso hábito de interpretá-las e assumir simploriamente o que o mercado ou certo ativo irá fazer. Um exemplo didático ocorreu em meados de 2005.

Lembram-se do mensalão? Esse período é bem retratado no chart acima. O dia registrado na elipse foi aquele no qual Roberto Jefferson denunciou o esquema (vide cronograma no link). A partir daí e durante meses a fio, a mídia inundou programas de TV, jornais e revistas com escândalos, acusações, chantagens explícitas e implícitas dos personagens escroques de sempre. Pra rentabilidade do meu capital foi particularmente um período bem positivo, enquanto o Ibovespa não saiu do lugar. Bought at support, sold at resistance! Simple as that.

No final de julho/05 o Ibovespa rompeu o trading range (seta azul), justamente no auge do noticiário negativo. A maioria não comprou. E impávida assistiu a um rally feroz. Um grande amigo meu me falou: "Não comprei a tempo. Não levei fé no rompimento. Vivendo e aprendendo..." Vocês já leram algures o quote: "Markets can turn on a dime. Most traders cannot"?

Caso eu acreditasse em notícias, não apostaria na formação de um topo de curto prazo do Crude em US$110 recentemente. Tivesse esperado a confirmação da descoberta do Tupi em novembro do ano passado, teria entubado um prejuízo significativo ainda em outubro em uma operação vendida. Leiam notícias para ter assunto nas rodas de chopp, não para comprar ou vender. Charts never lie.

Nenhum comentário: