DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Bottom Fishers vs. Top Callers

Talvez tenha sido injusto com os adeptos do bottom-fishing, que sempre procuram fundos nos ativos sem evidências no price action. Outro grupo pouco expressivo numericamente mas muito barulhento é o dos top callers, que apontam pontos de reversões "inexoráveis" de tendências primárias. De maneira geral, qualificam-se a si mesmos como analistas técnicos. Como é de se esperar, desaparecem do mercado em pouco tempo. Ou se isso não ocorre, tenham certeza de que o top caller não opera.

Uma das premissas da Dow Theory é a famosa "prices move in trends". Segundo John Murphy, desta depreende-se um corolário "a trend in motion is more likely to continue than to reverse". Portanto, apontar reversões é uma tarefa inglória, ainda pior se se tratar de uma tendência primária. Não é uma trabalho de outro mundo aprimorar um trading system baseado em reversões, como até comentei no post de ontem. Tenha-se em mente, no entanto, que os stop losses acionados serão muitos.

Desde outubro do ano passado, o Ibovespa encontra-se num trading range entre 58 e 66k, resultado do confronto de forças: a dos bears de Wall Street e a dos bulls nas commodities. Um breakout ou breakdown desse intervalo é algo digno de nota. Fora isso, não há muito o que dizer.* Observem - no entanto - que em um mercado de lado nem todos setores se comportam da mesma maneira. O momento requer atenção: movimentos fortes costumam emergir de consolidações.

* Daí nunca entendi o objetivo prático de análises diárias frenéticas feitas por corretoras. Seria entreter o público?

Nenhum comentário: