DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Forums as Contrary Indicators

Ao longo de meus anos como investidor/trader participei de alguns fóruns de investimentos (notadamente de mercados acionários). Poucas mas boas amizades virtuais sobreviveram ao longo do tempo. Hoje, devido à sua própria escassez, participo de um ou dois, mais na condição de leitor que na de interlocutor, infelizmente.

Uma constatação salta aos olhos depois de algumas milhares de horas freqüentando esses espaços:

Quanto mais orientados ao curto prazo o objetivo de seus participantes mais eficiente a utilização do fórum como indicador contrário.

Lembro-me do dia em que - com os mercados fechados - os GI Joes capturaram Saddam Hussein num buraco de rato no Iraque. Os Futures yankees pulando pra cima no pre-market. O então carro-chefe do Ibovespa - Telemar PN - escrupulosamente acompanhado...Mensagens de euforia dos forenses que queriam tirar o dinheiro fácil nas opções pipocando a torto e a direito. Queriam comprar no gap up, etc. e tal. Fui voz única a dizer que não comprassem pois a chance de cair era alta. Os technicals estavam ruins. Resumindo o ocorrido: os preços de abertura dos pregões aqui e em Wall St. foram os máximos do dia. Os fechamentos, próximos das mínimas do range de preços. Foi a última vez que me atrevi a dar opinião. É uma tarefa antipática ir contra a maioria.

Afinal, por que esses espaços funcionam ao contrário com certa eficiência? Quanto menor o timeframe operado maiores as exigências de experiência, estudo e aptidão dos players. Acreditam ser fácil bater os mercados. Se sequer os bancos conseguem ser consistentes nas operações de tesouraria...Deveriam começar a investir em períodos mais longos e só então, após alguns anos, passar progressivamente a timeframes mais curtos caso assim desejassem. No entanto, folks, humildade é uma qualidade rara nos neófitos. And adding fuel to the fire, contam com um empurrãozinho das corretoras no serviço de deseducação financeira (compre-aqui-venda-ali, "carteira recomendada" para março e outras idiotices). E la nave va.

* Sobre o price action de hoje em WS, parece que ouvi o mercado dizer a Tio Ben: "No funny money, honey."

2 comentários:

Anônimo disse...

Hehehe, espero que o Fórum Grahan não tenha te ajudado muito nessas posições contrarians de curto prazo, amigo Fact!

Sds,

S. Garcia

(no momento todo enrolado quebrando a cabeça com a declaração dos investimentos no exterior para o I.R.)

Fact Finder disse...

Sávio, os fóruns mais apropriados para esse fim são aqueles voltados para o curto prazo e/ou opções. rs O Grahan me ajuda a colocar no radar alguns papéis que andam esquecidos pelo mercado.
Suas declarações de IR são o teste- de-fogo do pessoal do desenvolvimento do soft. Se vc consegue declarar, qualquer outro contribuinte conseguirá fazê-lo. :-D