DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 16 de março de 2008

Curse of the Fed Chairman

A história tem nos mostrado que os mercados gostam de testar a habilidade dos profissionais que sentam na cadeira de Presidente do Federal Reserve Bank. Paul Volcker, designado para o cargo no governo Jimmy Carter em agosto de 1979, enfrentou um cenário de estagflação e aumentou sensivelmente o Fed Funds Rate. O resultado foi a maior taxa de desemprego nos E.U.A. desde a Grande Depressão. Muitos defendem que tenha sido o único Presidente do Fed que levou sua tarefa a sério. Em 1987, assumiu Alan Greenspan, the Bubble Blower. E pegou pela proa, logo dois meses depois de sua posse, a Segunda-Feira Negra (Black Monday), dia em que os mercados mundiais derreteram e o Dow Jones Industrials cedeu mais de 22%.
Uma das premissas da Teoria Dow, conforme é sabido, é a de que History Repeats Itself.* A meu ver, um plain-vanilla bear market (leia-se, um mercado de baixa comunzinho) não seria algum acontecimento que manteria essa tradição...

* Outras teorias versando sobre ciclos econômicos se desenvolveram com base nessa premissa. Talvez o mais polêmico seja o Ciclo de Kondratieff.

Nenhum comentário: