A história tem nos mostrado que os mercados gostam de testar a habilidade dos profissionais que sentam na cadeira de Presidente do Federal Reserve Bank. Paul Volcker, designado para o cargo no governo Jimmy Carter em agosto de 1979, enfrentou um cenário de estagflação e aumentou sensivelmente o Fed Funds Rate. O resultado foi a maior taxa de desemprego nos E.U.A. desde a Grande Depressão. Muitos defendem que tenha sido o único Presidente do Fed que levou sua tarefa a sério. Em 1987, assumiu Alan Greenspan, the Bubble Blower. E pegou pela proa, logo dois meses depois de sua posse, a Segunda-Feira Negra (Black Monday), dia em que os mercados mundiais derreteram e o Dow Jones Industrials cedeu mais de 22%.
Uma das premissas da Teoria Dow, conforme é sabido, é a de que History Repeats Itself.* A meu ver, um plain-vanilla bear market (leia-se, um mercado de baixa comunzinho) não seria algum acontecimento que manteria essa tradição...
* Outras teorias versando sobre ciclos econômicos se desenvolveram com base nessa premissa. Talvez o mais polêmico seja o Ciclo de Kondratieff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário