DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Double bottom? Who cares?!

Vez ou outra recebo em meu email propagandas de cursos sobre análise gráfica* (aliás, por incrível que pareça, nunca fiz um). Sempre que possível examino seus conteúdos programáticos. Todos, sem exceção, abordam os patterns de reversão clássicos (fundos e topos duplos e triplos, cunhas, OCOs, etc.) de modo estanque. Ou seja, imagino que o estudante seja levado a acreditar que os movimentos de reversão ocorrem por capítulos também. Ênfase excessiva em tecnicismos tende a embotar a percepção dos praticantes pouco experientes, causando a "paralisia pela análise" (paralysis by analysis, como dizem os yankees)

Outro perigo desse embotamento é o de fazê-los esquecer as premissas basilares da Dow Theory. A mais famosa: "prices move in trends". E no que consiste uma tendência de alta? A ocorrência de topo e fundo mais altos (higher highs/higher lows) no timeframe examinado. No chart acima - CSN ON em 60 min - vê-se claramente a ocorrência de um fundo (HL) e um topo mais altos (HH), caracterizando uma tendência de alta. Um possível fundo duplo (setas verdes) evoluiu para um padrão não identificável. Mas e daí? O fundamental é compreender o ebb-and-flow dos preços.

* Nem toda análise técnica é gráfica.

Nenhum comentário: