DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 11 de março de 2008

Ben "Helicopter" Bernanke Strikes Again**

Uncle Ben atacou impiedosamente (de novo)! Jogou do helicóptero mais 200 bi de fiat money* para 20 firmas de investimento. E novamente o faz em semana de vencimento de derivativos, aqui e em Wall Street. Acho no mínimo curioso que a opinião pública yankee ache um escândalo um governador de Estado contratar uma menina de "vida fácil" com dinheiro próprio. Mas considere run-of-the-mill um Presidente do Federal Reserve enfiar liqüidez na cara dos short sellers no período mais crítico e sem KY. Deve ter tomado umas aulas com os controladores da Telemar...Qualquer dia teremos um Bengate a emplacar as manchetes do NY Times.

Bom, voltemos à vaca fria...acredito realmente que o rebound de hoje ocorreria essa semana - como falei ontem - mesmo sem a ajuda de Ben "Chopper". Acontece que em semana de vencimento qualquer price action positivo fica potencializado pela zeração de vendidos (short covering). De imediato não é possível saber qual parcela corresponde a uma compra genuína e àquela que corrresponde apenas a zeração de posições short. Qualquer que seja o raio-X não atrapalha o meu diagnóstico de que nem com uma mãozinha externa houve volume significativo em petr3/4 e em seu ADR (ticker pbr).

* Dinheiro emitido sem lastro físico. E vale só porque o governo assim diz.
** Vide post Nota de desagravo de 14/03.

Nenhum comentário: