DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 1 de março de 2008

An Ebbing Tide Lowers All Boats

Stock Trading Wizard de Toni Oz foi um dos primeiros livros s/ análise técnica que comprei. Deve ter sido lá em 1999. Sempre que lemos um livro sobre investimento, a teoria mostra-se muito mais simples que a prática. Em um mercado acionário terrível que se iniciava, não assimilava por que aqueles chart patterns maravilhosos não se repetiam na prática. Época de perdas pesadas...O erro crasso foi não perceber a tendência maior em que se desenvolviam os padrões.

Estima-se que cerca de 75% do movimento de uma ação em específico seja atribuído ao do mercado em geral. Uma menor parcela, ao desempenho do setor em que se insere. E uma menor ainda, a fatos específicos relacionados à respectiva empresa. I have learned it the hard way.

A Internet abriu uma janela de oportunidades aos technicians nesse sentido. Hoje com um click de um mouse é possível avaliar índices de bolsa e preços de ativos de qualquer lugar do mundo; estimar desempenhos entre papéis para separar os de melhor força relativa, etc. Serviços que custavam algumas centenas de dólares há 20 anos hoje saem por cifras em torno de dois dígitos.

Essa conversa toda para ilustrar por que um fundo duplo em CSN ON (60 min) pode ser facilmente descaracterizado e evoluir calmamente para qualquer outro: um retângulo, por exemplo (linhas em Dow Theory parlance). Conforme nos lembra Mark Douglas, "prices are in perpetual motion with no defined beginning or ending". Em correções sofrem menos os papéis inseridos em setores mais fortes. O que está "caro" ou "barato" pode continuar assim por mais tempo que se imagina ser possível...

Nenhum comentário: