DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Oh Lord, Forgive Those Penny Pinchers...

Recentemente escutei uma entrevista de um conhecido analista norte-americano, especializado em Dow Theory e ciclos. Ao interlocutor revelou uma das questões para as quais ele nunca encontrou explicação, mesmo após anos e anos de experiência:

Alguém com problemas legais procura auxílio de advogados. Quem está com dúvidas na declaração de imposto de renda irá procurar a Receita Federal ou um contador confiável. Quem acha que está com um problema de saúde irá procurar um médico. E em todas essas situações o consulente, o contribuinte ou o paciente irá retribuir por esse serviço mediante uma contribuição pecuniária. Por que o investidor primeiro se lança de cabeça no mercado de renda variável, quebra a cara e depois procura educação financeira? Por que o investidor acredita que achará informações úteis, descobrirá nuances importantes etc. sem pagar por isso na Internet? Por que o investidor procura maneiras de quebrar acessos restritos, reparte senhas com meia dúzia, dentre outras coisas?  

Àqueles que se inscreveram para assistir à minha exposição no final do ano passado e aos amigos procurei retribuir com curtas newsletters semanais que possuíam análises de consumo imediato. Ou seja, valiam dinheiro! Vejam a última delas (aqui). O que vos faz pensar que divulgaria essas informações de graça aqui? Pior, da minha observação posso dizer que o público sempre desdenha informação gratuita. Os dois calls da última newsletter mostraram-se precisos, apenas dias depois. Meu objetivo aqui sempre foi estimular a reflexão dos leitores e ensinar-lhes a enxergar o ebb-and-flow dos preços. No entanto, esses anos me mostraram que estou enganado. A maioria sempre irá preferir pegar o peixe já capturado, se possível, de graça.

3 comentários:

Marx disse...

Ao ler esse post acabei lembrando desse outro http://migre.me/4bVU1
A única maneira de se aprimorar nessa difícil arte dos investimentos (ou especulação, como preferirem) é passar pela learning curve na prática.
Gde abç e espero q logo encontre animo e tempo para retomar o blog.

aguia disse...

Magnus Alexander majorum semper est!

meu querido amigo e grande pesquisador da sempre intrincada ciência da PESCA:

esperando que esteja bem, assim como seus familiares e amigos, solidarizo-me integralmente consigo in totum (como sempre)quanto ao que diz aqui.

como está careca de saber só não fui ao seu evento porque me impedem o vento (rs), a distância, a saúde e a idade (ou vice-versa, tanto faz)

e no mais aguardo a venda da farm, provavelmente êste ano ainda, para falar consigo about my future and last serious 'fishing' (é assim mesmo que se escreve PESCARIA?).

honra-me sempre imaginar tê-lo como amigo.

bração.

Fact Finder disse...

1. M., link não "linka".

2. Akilino, obrigado pela solidariedade não esmorecida pelos anos.