Recentemente uma consultoria britânica divulgou resultados de um estudo mostrando que Pindorama já é "o sexto maior PIB do mundo" (aqui). O efeito manada midiático se encarregou do resto. Na ocasião a notícia foi matéria obrigatória de todo jornal escrito e televisivo de nossa Terra. Qual a contribuição de nossa gente bronzeada e da nossa respeitada e qualificada classe política para esse feito? Quase nenhuma. Assim como, nos dizeres de Jim Rogers, Margareth Thatcher e entourage irrisória influência tiveram na pujança econômica britânica na década de 80 (aqui).
Em um país de dimensões e população continentais invocar dados em números absolutos a qualquer pretexto é quase sempre uma fraude. Mas é uma tática eficiente em se tratando de uma audiência com discernimento tão baixo. O vídeo anexo mostra de maneira irreverente como é possível produzir estatísticas por encomenda.
2 comentários:
Isso, Alexander Magister!
BATA FIRME e BATA SEMPRE.
Mestre Akilino, nem bati. Foi só um esbarrão. Nem cheguei a comentar a declaração à la Odorico Paraguaçu de um Ministro que disse que em 20 anos o país terá padrão de vida europeu. :)
Postar um comentário