DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Poll Result And Its Meaning

Admitindo que os votantes não recorreram a pesquisas antes de votar, o resultado da enquete mostra uma audiência especializada. Quase metade (47%) acertou a resposta, o que considero um percentual alto. O "Cubes" (proxy do Nasdaq 100) teve, de longe, o melhor desempenho desde 2008: circa 34%. Credite-se muito desse retorno às ações da Apple que possuem grande peso na composição do índice.
Não existe certo ou errado per se. De que adianta saber o retorno de todos esses índices se o operador não tiver acesso a esses mercados? Apenas percebam como as melhores oportunidades proporcionadas pelo market timing não podem ser aproveitadas se o investidor se restringe aos ativos nacionais.
Acredito ser possível tirar algumas conclusões a respeito daqueles que não cravaram a alternativa "QQQ" conscientemente:
  1. A alternativa "EWZ" tem por trás grande propaganda de governo e corretoras. Outro efeito intrínseco ao proxy Brazil é o da "ancoragem". Parte dos investidores não conseguem se desvencilhar da ideia de que até 2008 a Broxespa foi o melhor mercado;
  2. O ticker "FXI" não mereceu nenhuma cravada simplesmente porque o noticiário sobre o mercado bursátil chinês é bem negativo. Mas grande parte dos votantes não tem (ou tinha) a mínima noção da performance no período considerado;
  3. Todos que votaram no ticker "EEM" provavelmente ficaram com a possibilidade "EWZ" também. E sequer consideraram os tickers "QQQ" e "SPY"; 


Uma grande lição aprendida mediante observações minhas é que performances estelares não se repetem em nenhum período observável (útil)
. Lembrem-se de EWZ em 2007-2008 ou SLV (silver proxy) em 2010-2011. A watched pot never boils. Não se arvorem a procurar essa observação em algum sítio ou livro. Não a encontrarão. Portanto, oportunidades de ganhos expressivos nos próximos meses podem estar em qualquer ETF setorial, internacional, de títulos ou de volatilidade. Mas não depositem muitas esperanças nos "Cubes".

2 comentários:

aguia disse...

QQQ oficorzi, Sir, but abauti EWZ...
lembro-me que certa vez, a alguns anos, vc fez, a meu pedido, uma impecavel análise prospectiva deste papel que minha filha gringa encarteirava... acertou no tempo e nos valores e foi fantástico ver aquele mercado, depois, seguir, paripassu, a sua ciganagem por uma tal de "fact-trilha", rsrsrs.

Fact Finder disse...

Good to hear that, Akilinus.
Uns dizem que "amanhã pode cair, subir ou ficar parado". Outros, que "o novo setup 1-2-3-4 é melhor que o anterior 1-2-3". Os hindsighters, que caiu porque "a China ou a Europa isso ou aquilo". Só transmito o veredito de um sistema em permanente aprimoramento que conjuga vários aspectos com seus respectivos pesos. []s