DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 30 de setembro de 2012

Fundamentals vs. Price Action

Por que as mesmas notícias que, dizem, derrubar os mercados são às vezes completamente ignoradas? Vejam uma lista de indicadores divulgados na semana passada em terras yankees. Dos 3 assinalados, aquele relativo ao de encomendas de bens duráveis (durable orders, em vermelho) mostrou uma contração muito maior (13,2%) que o consenso do mercado (5,0%) e o da previsão dos analistas do Briefing.com (6,5%). Números comparáveis a esses, de tão ruins, só podem ser vistos em 2009. Não foi só isso. O PIB/2o.trim e o Índice de Compras dos Profissionais de Chicago também vieram abaixo das expectativas, respectivamente, em 1,3% e 49,7. Ainda assim, o mercado praticamente os ignorou. Não deveriam os tais fundamentos da economia servir de orientação aos preços? Por que preços e fundamentos se mantêm desconectados por períodos tão longos que é quase impossível de acreditar? E, de repente - sem nenhum aviso - parecem atuar em sincronia gerando quedas medonhas, crashes e rallies? O fundamentalismo ortodoxo é incapaz de fornecer tais explicações. Ao longo dos anos descobri que métricas tradicionais ganham relevância apenas em extremos. E passam a fazer parte significativa da análise do mosaico. Apesar de ser essa a resposta é também o problema, porque raramente alcançam extremos.

Hat tip to briefing.com

2 comentários:

Leo disse...

Fact, qual o trick da diferença boçal entre durable orders e d.o. ex-transportation?

Discrepâncias, vc sabe, acontecem, mas uma hora têm de convergir para perto de um estado de equilíbrio. No momento, uma recessão e ressacas no PMI não estão precificadas em equities, enquanto que outros mercados (bonds, ouro, commodities) são bem mais sensíveis a BernanQE, China, Irã, etc. no meu entender. Contradições uma hora se desfazem, e esses indicadores estão mostrando que a onda está chegando na praia... hora de procurar o calção hehe

Fact Finder disse...

O EX-TRANSP não leva em consideração encomendas relacionadas ao setor de transportes (caminhões, aviões de carga, p.ex.).
O CEO do ECRI HÁ UM ANO declarou que os WLI (weekly leading indicators) mostravam uma recessão iminente. Até então eram os gurus do momento.
Contradições uma hora se desfazem. É verdade. Mas a correlação de price action (P.A.) ao longo do tempo com fundamentals é fraca. A única correlação consistente com P.A. que conheço é com o crowd sentiment. E é NEGATIVA. Sendo assim não acredito em nenhuma correção expressiva até o final do ano. Mas, claro, isso pode mudar se WS montar mais um rally de 15% a partir dos preços atuais. :)