DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 28 de agosto de 2011

The Correlation Illusion

Há somente uma maneira de se perder capital nominal, stricto sensu: Compre por um preço maior e venda por um menor. Inverta o raciocínio no caso de operações vendidas. Por outro lado, há várias maneiras de se consumir capital "psicológico". Uma delas é criar correlações imaginárias entre dois ativos durantetimeframe de operação. Observe-se que estudos de correlações de dois universos amostrais são estatísticas. Cite-se, p.ex., a forte correlação inversa que o S&P cash estabeleceu com o dollar Index durante a implementação do QE2. Não se deve extrapolar a natureza desses tipo de estudos. Extremamente vulnerável a essa tentação está um nicho de investidores que já adquiriu alguns conhecimentos básicos sobre price action. Certos traders/especuladores jamais desistem da busca pelo Holy Grail, ainda que sejam habitués deste blog.

Durante o subprime crash vários analistas de Wall St. chamaram a atenção para expressiva correlação positiva entre o price action de equities e o do Baltic Dry Index (BDI) [vide chart]. A consequência dessa propaganda fora óbvia: criaram-se séquitos de BDI followers nos meses que se seguiram. Muitos sequer sabiam de sua existência antes disso. Em setembro/10 escrevi "Fact Finder Always Ahead Of The Headlines". À mesma época vários BDI followers lotaram blogs e fóruns chamando atenção para o major selloff por que passava o BDI. Para alguns argumentei (em vão) que guardassem pragmatismo em relação a esse tipo de observações. Muito provavelmente grande parte dos que partilharam dessa mesma visão correlacional ficaram de fora do QE2 rally. Viram e sofreram com um esperado crash - anunciado pelo BDI - que nunca apareceu durante o segundo semestre de 2010. O desgaste do capital "psicológico" por ser mero expectador de um major rally é significativo. Normalmente a frustração é tão grande que o retail investor sente-se forçado a adotar uma das seguintes ações: ou compra o primeiro sinal de fraqueza, ainda que mínimo; ou segue sendo estopado em inúmeras operações vendidas. Mudam apenas os personagens. A estória é sempre a mesma. 


Nenhum comentário: