DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

There Is Only One Prerequisite

Durante o período em que mantive abertas as inscrições para a apresentação programada para o final do ano passado me deparei com uma questão fundamental. Qual seria o prerequisito para a inscrição? Para 99% de eventos similares, realizados às pencas, a condição necessária e suficiente é ter dinheiro para pagar o "investimento". Essa preocupação mereceu um slide à parte do material, no qual mostrava quatro fases do desenvolvimento das habilidades cognitivas. Aos que se encontrassem na inicial eu pouco poderia ajudar. Ainda que eu pudesse identificar a fase do aprendizado em que o inscrito se encontrava após alguns minutos de conversa, como poderia fazer com que ele próprio tivesse certeza de que eu estava certo? Bem, vou chegar lá.

Um amigo que havia se inscrito para a apresentação e com quem troco emails de vez em quando havia me confidenciado: "Fact, isso parece ser uma das coisas mais difíceis que já fiz na minha vida!" Coincidentemente mais ou menos na mesma época escutei algo similar em um webinar. [Sim, estudo e pesquiso fora dos horários de pregão, principalmente nos finais de semana] Subitamente cresceu em mim a sensação de que havia descoberto o gauge definitivo para aferir se o inscrito realmente teria capacidade de assimilar eficientemente vários conceitos novos e trabalhá-los posteriormente. O aluno ideal seria aquele que simplesmente confidenciasse para si mesmo: "Isso é simplesmente a coisa mais difícil que já tentei fazer na minha vida!" Period. O leitor do MFF que discorde dessa ideia estará classificado no primeiro estágio do aprendizado. E possivelmente encontrará conforto nos vários cursos realizados pela imensa massa de comerciantes e picaretas conhecidos do grande público. O leitor que acredita na eficiência de longo prazo de setups gráficos (IFR2, Joe Dinapoli et alli) e outras babaquices pode não saber mas está enquadrado nesse subgrupo.

4 comentários:

Leo disse...

http://imgs.xkcd.com/store/imgs/stand_back_square_0.png

Fact Finder disse...

Boa, L. :D
Aproveitando...reparou que a conjuntura macroeconômica achincalhou até com modelos de precificação consagrados, do tipo CAPM? Existe título soberano sem risco? Modigliani deve estar rolando na tumba.

sivuca disse...

Existe uma coisa mais dificil que trading: ser pequeno empresário. Na primeira, se a coisa der errado, você simplesmente vende. Na segunda, pode ser que não apareça ninguém para comprar um "abacaxi".
Abraço.

Fact Finder disse...

S., lato sensu, a coisa mais difícil nesse país é ser decente.
[]s