DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Equities ISE Index At Record-High?!

O tempo de janela na blogosfera me mostrou que existe uma certa correlação inversa entre a popularidade de postagens e sua utilidade para o market timer. Por isso não é de admirar que sítios úteis e educativos acabem desaparecendo ou ficando muito parecidos com aqueles comercialmente "sustentáveis" (pra usar a palavra da moda). Esse é um testemunho de alguém que frequenta esse mestiere há mais de dez anos. Nos EUA ainda é possível encontrar um punhado de blogs e sítios gratuitos com conteúdo diferenciado, se o usuário não se deixar levar por design simples e widgets ultrapassados, por exemplo. Infelizmente o herding é potencializado na Internet. E os leitores inocentes são quase sempre atraídos pelo canto da sereia. Tornam-se ensandecidos com o novo setup gráfico, o novo indicador, o novo guru, o novo software, etc. E esse ciclo é renovável por meio de novos entrantes todo o tempo.

Por que o intróito sem relação com o título? Porque passou despercebida por muitos a maior leitura individual já registrada no ISE "All Equities Only" Index. Ainda não achei sítios observarem o fato, o que o torna, obviamente, mais relevante. Uma explicação consistente a respeito do tratamento a ser dado a indicadores contrários, como conjugá-los dentro do arcabouço analítico vai além das possibilidades desse espaço. Voltando ao caso específico: A leitura do dia 26/03 ficou em 410 (vermelho). Baixei a série histórica na íntegra e escalonei as maiores leituras em ordem decrescente pelos campos "equity" e "10 avg", respectivamente. Observe-se que a modalidade "all equities only" só começou a ser registrada em janeiro de 2006. O retângulo em azul mostra que apesar da altíssima leitura do dia 26/03 a média (aritmética) de 10 dias continua baixa se comparadas às médias de leituras diárias igualmente extremas, o que sugere uma violenta capitulação de bears e/ou de bulls conservadores que se cansaram de esperar por uma correção. Quem não compreende o mercado tem que decorar o próximo setup da moda, gastar horas backtesting e reais assistindo aos gênios do marketing digital...Customer's choice.



6 comentários:

aguia disse...

mestre Alex:

vassouras com megeras voando.

1 big amplex.

Fact Finder disse...

"1 big amplex"?
Agora quem voou fui eu,
Massimus Akilinus :)

aguia disse...

tradução (versões 1 e 2):

1. mercadão very complexo e o SPX, já meio bebão, vai decidir o declínio do equilíbrio duvidoso dos Derivativos da jogatina financeira mundial; enquanto o Barcelona empata com o Milan no jôgo de bola... BUUUT, a Espanha sai na frente da Itália (como bola da vez, no dominó redondo do euro),

or...

2. um grande abraço, pÔ!!!

Leo disse...

Foi so a minha prancha que acha que chegou no topo da onda e ja ta apontando pro chao?

aguia disse...

hãn?!... but, não desanimais, óh rei dos 10idem; pois como já dizia Sócrates "pra báxu todo santo ajuda", rs, ()s.

Fact Finder disse...

L., antes de expressiva correção que deve durar uns 2 meses espero um final rally acima do 52-wk high dos 1420. A ver. ;-)