DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 3 de novembro de 2012

Candlestick Quiz

(Engulfing, Piercing, Harami, Kicking Pattern or none of them?)
Please tell me what is on your mind in the comment section.



12 comentários:

Marx disse...

Quiz capcioso esse!
Parece um Piercing Pattern, mas o fechamento de D-1 e de D+0 estão no mesmo nivel. A reijação de um gap-up em D+0 não seria um fator necessario para configuração de um piercing pattern?
Assim fico com none of them. Abraço!

aguia disse...

KD o Sakata?...rsrs.

()s

Fact Finder disse...

[O gadget de enquete deveria ser utilizado para essa postagem, mas não aparecia corretamente no blog. Por isso pedi opiniões aqui nesse espaço.]

Fact Finder disse...

A lista não é exaustiva. Se disser que é sakata, então que seja.

Rafael Queiroz disse...

-Parece com o padrão 'dark cloud cover', indicando uma provável baixa nos próximos pregões.

- Faço a ressalva que, no gráfico em análise, o padrão por mim sugerido não ocorreu no topo do movimento de alta; o que diminui as chances de confirmação da baixa.

S.M.J.

smarca disse...

Eu chamaria esse padrão de EC ou Extrema Cautela.

De fato, tecnicamente é um padrão Penetrante de Baixa, jamais aprendi com nomes em inglês.

E nessa pequena congestão de preços esse padrão, considerando o longo prazo, ou seja, que o topo firmado em 14/set está a apenas 6,9% do Topo Histórico do SP500 e que a Abertura nesse dia, coincidente com o Fechamento do dia anterior pode ser considerado grosseiramente um Pull-back a uma outra congestão de preços ocorrida entre 14/set e 23/out, reforça o padrão EC.

Saudações das antigas Fact!

Fact Finder disse...

Examinado sob uma ótica meramente pontual, trata-se de um "dark-cloud cover". Por pouco não houve um engolfo completo. Ocorre que se é um padrão de reversão deve reverter algo. Não parece ser o caso. [P. Queiroz foi o que mais se aproximou dessa importante questão de fundo.]
Ilustrei em verde outros padrões semelhantes que ocorreram nos últimos meses. E o resultado parece ser o inverso. O movimento posterior foi basicamente de alta, mesmo que por uns dias. Não defendo a tese de que o SPX não irá frequentar a região abaixo de 1400. Apenas digo que sob uma análise de candlestick nada me sugere isso. Tanto há uma pequena consolidação à esquerda quanto o topo do candle baixista não representa nenhuma grande zona de oferta.
A título de curiosidade, há um livro (Money-Making Candlestick Patterns) não muito antigo de autoria de Steve Palmquist no qual ele examinou à exaustão a efetividade estatística de alguns conhecidos padrões de reversão. Uma descoberta de suas pesquisas foi que a probabilidade de followthru baixista aumenta se há um mercado de baixa. Portanto, esse é mais um fato que joga contra a eficácia de padrões de reversão como o visto na última sexta. Claramente não há um downtrend em evolução. Note-se que a análise de Palmquist é restrita a price action. E, como já manifestei inúmeras vezes, não acredito na effetividade de sistemas baseados apenas nesse quesito. Com relação a candlesticks: Fazer análises pontuais é traço característico de neófitos (e de outros nem tanto). Isso leva apenas a uma frustração crescente até o ponto em que o estudante de AT desiste de estudá-la.
[]s a todos e obrigado aos que colaboraram com suas opiniões.

Marx disse...

Fact, parece conflitante a analise. Se o padrão de reversão de baixa deve reverter algo, logo ele teria maiores probabilidades de ser lucrativo dentro de uma tendência de alta. Por curiosidade li o capitulo 3 do livro do Steve Palmquist onde ele testa o "Bearish Engulfing Patterns", ele chega a conclusão de que o padrão funciona melhor em uma tendência de baixa (como você já afirmou). No entanto steve não especifica se o candle aparece em uma congestão, ou em uma retração; dentro de uma tendência de baixa. Tambem não esta especificado oque ele considerou tendência (topos e fundos mais baixos? cruzameto de 2 medias moveis? preços abaixo da MM 50, ou da MM200?.
p.s.: só tive acesso ao capitulo 3.

Fact Finder disse...

Para ser mais fidedigno ao livro, o autor diz que a combinação com melhor resultado é papel em alta em um mercado bearish. Realmente ele só não define o timeframe que enquadra os ativos e nem os mercados em altas ou baixas. Pelo que percebo - avaliando os daily charts presente nas figuras - refere-se a uptrends e downtrends intermediários nos major benchmarks (semanas a meses) e de curto prazo nos ativos (dias a semanas). Com relação à sua observação: se entrasse no mérito de análises estatísticas abarcando congestões/retrações/gaps, etc. não teríamos um livro, mas uma enciclopédia de 10 volumes. hehe[]s

Marx disse...

Valeu Fact, realmente depois percebi que ele estava falando de ativos em alta em um mercado em queda. Valeu pela explicação, abç!

aguia disse...

Parabens Sir Alex!!!

mesmo que a meu nebuloso ver, trate-se de mais uma baita congestão - tipo vai-vem de samba de breque - a vista, ou, otimìsticamente, a PDV, pois que em algum momento, o bursatil, a nivel mundial, vai ter também que pagar o prêço do BCE II, o Segundo Big Curativo Emi$$ivo, já que o do G-20 et catervas, pós 2.008, foi The First, rs... BUT, in Fact, com tal mote, vc "motivou" uma bela sessão Sakatófila, nesta sua, já agora 'quase' limpíssima, sagrada praia velha de guerra; reduto heróico de nós poucos, até então, inexpugnavel; né uái?... quá, rsrsrs!#*&%#!

Credo.

( )ão.

aguia disse...

pôiZé, mái feendi: mercado di lado...()s.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,depois-do-abismo-,959576,0.htm