DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 17 de outubro de 2010

Volatility Down Hard Today - part II


Esse é um followup da primeira postagem (aqui). Há alguns anos acompanho com interesse peculiar o comportamento dos principais índices de volatilidade. O VIX, popstar deles, não é o único, embora seja de longe o mais conhecido. De uns anos para cá, produtos como ETFs sobre índices futuros desses índices e opções têm se popularizado como instrumento de hedge de portfolios. No anacrônico mercado financeiro de Pindorama provavelmente só meus netos verão algo do gênero por aqui.

Voltando à vaca fria: No comentário anterior chamei a atenção para a queda brutal de circa 8% no VIX. Como sói ocorrer, expectativas extremas não se mantêm por muito tempo. E voilá! Após o one-day selloff VIX ensaiou uma pequena subida, até as médias, e retomou sua trajetória descendente. Essa escalada não impactou equities como esperado. O que isso quer dizer? Nada. Non-confirmations de curto prazo entre índices de volatilidade e respectivos gupos de ativos (underlying) não são uma ocorrência tão rara assim

Nenhum comentário: