DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 7 de maio de 2011

Fibonacci Fact And Cluster(s) - part II

Followup da primeira postagem (aqui)

Uma vez em um espaço virtual fiz uma brincadeira com um forense que postava reiteradamente retrações de Fibonacci em suas análises. Retrucou, contrariado: "O mercado é fibonático!" Esperava que eu discordasse. Mas nunca o fiz. Só que, ato contínuo, lhe perguntei por que algumas retrações funcionavam e outras eram nitidamente ignoradas como se nada ali houvesse. Fiquei sem resposta. E à época o interlocutor viajava por algumas capitais do Brasil ministrando cursos na área (!?). Esse diálogo poderia ter sido/pode ser travado em qualquer outro espaço no qual os participantes só enxergassem/enxerguem aspectos pontuais da estrutura de preços. 

Quem lê minhas bobagens se lembra de que postei, no início de junho/2010, outro comentário jocoso no MFF (ou no TIB) em cima de uma observação* de um forense habitué do fórum Setup 1.3.5.3.3.4.5. Possivelmente previa ele uma hecatombe nas médias yankees ao ler que havia sido registrada a terceira maior leitura de TRIN na série diária  (EOD) conhecida. No mesmo dia escrevi que muito provavelmente  estávamos próximos de um significativo bottom. E assim ocorreu, porque apenas no mês seguinte (jul/2010) o price action yankee esteve pouco abaixo dos níveis de junho/10, por breve período.

Ao longo da existência do MFF contam-se nos dedos as vezes em que exibi retrações de Fibonacci sobre preços. E em boa parte delas o price action dos ativos analisados sofreu inflexões ou reversões nas regiões da golden ratio. Mas cabe a mesma pergunta que formulei na estória narrada acima: "Fact, e as outras infinitas retrações que nesse momento não funcionaram?" Ora, por isso não as tracei. Simples, não? Deve-se, portanto, extrair a seguinte mensagem: Ocorrências de Fibonacci (de preços, temporais, etc.) são, dentre inúmeras, apenas eventos pontuais na estrutura de preços. Contribuem com certo peso, mas são insuficientes para, isoladamente, indicar com alguma confiabilidade reversões ou inflexões. A explicação envolve uma metodologia que extrapola a capacidade deste blog. Insistir em análises pontuais é a marca tradicional dos investidores. O MFF é um trading diary e não um curso à distância.  

* Não se lembra mais dessa postagem? Como por milagre achei-a aqui. Observem a manifestação de apreço e admiração dos demais participantes na seção de comentários...Blind leading the blind.
PS. Modificação foi feita na postagem original. 

2 comentários:

aguia disse...

ALEXANDRORUM MAGISTER SEMPER EST.

( )ÃO!!!

Fact Finder disse...

Grd. Abraxu, Akilino!