DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 10 de julho de 2011

"Learning To Trade" Annotated

O artigo mencionado anteriormente do Dr. Steenbarger procura sistematizar a expertise do aprendizado em 2 grandes áreas: (1) pesquisa e (2) reconhecimento de padrões. Ainda oferece uma perspectiva acerca da existência do aprendizado implícito (ou inconsciente). Como sói ocorrer em estudos acadêmicos, sistematizou-se a abordagem em módulos para melhor compreensão do objeto.

A primeira observação que convém ser feita é o fato de que (1) e (2) NÃO são experiências mutuamente excludentes. É possível aprimorar (1) com o auxílio de (2) e vice-versa. A empresa ícone da indústria baseada no tipo (1) chama-se Renaissance Technologies, a melhor gestora de fundos dos últimos 10-15 anos. Reza a lenda que o fundador Jim Simmons contrata expoentes de ciências exatas, preferencialmente sem qualquer exposição  prévia ao mundo das finanças.

Em Pindorama nos últimos anos explodiram o número de pequenas firmas especializadas em "pacotes quantitativos". Vez ou outra o GoogleAdsense pesca anúncios dessas empresas. Note-se que estamos abordando a área de algo trading. Como são basicamente "pacotes" (não monitorados por data mining) é altamente improvável que sua implementação traga algum retorno consistente. A linha de pesquisa mais popular por aqui está na área de mechanical systems, mormente baseados em médias móveis e indicadores de preços. [Quem não conhece o fórum do setup 1.3.5.6.7?] Como acredito ser estatisticamente inconsistente usar somente preços para prever preços, o overfitting citado por Steenbarger em Brasilândia frequentemente dá lugar ao underfitting. Leia-se, outras variáveis não relacionadas exclusivamente a preços são igualmente relevantes e desprezadas.
 
A segunda forma de desenvolvimento (2) - conhecida popularmente como análise técnica - é bem mais popular, a primeira escolha da maioria. O subjetivismo intrínseco dos padrões conhecidos torna insatisfatório o uso de scanning softwares. Padrões de candlesticks (piercing and engulfing patterns, dojis, etc.), por outro lado, são facilmente detectados por esses programas. Contudo, são ferramentas meramente acessórias. A Teoria Dow é uma espécie do gênero análise técnica. E centra-se em torno de poucas premissas que dificilmente poderiam ser chamadas de "técnicas". Esse é um anacronismo que a maioria dos estudantes sequer chega a perceber. Desistem muito antes disso. Vejam, por exemplo, que a maior parte dos movimentos de alta e baixa não possuem linhas de tendência definidas. No entanto, a primeira coisa que fazem os usuários dessa técnica é traçar LTs insignificantes. Poder-se-ia acreditar que por ser "técnica", estudantes de ciências exatas ou com background nessa área tenham vantagem em seu desenvolvimento. Errado.

Uma importante passagem do artigo do Dr. Steenbarger diz que a expertise adquirida por meio de (2) não pode ser aprimorada por meio de pesquisas mais aprofundadas, ao contrário do que ocorre com (1). É fundamental que o estudo teórico seja acompanhado de  prática intensa e mentoring. Aqui a comparação com a atividade de médico residente é muito apropriada. Se a primeira parte é acessível. Em Brasilândia, a segunda já não o é, dado o desconhecimento da existência de pessoas notoriamente habilitadas para tal tarefa.  Fiquei chocado esses dias, p.ex., quando um participante - de um fórum virtual - tido por mim como excelente contrarian indicator tornou-se intrutor (!?) após reiterados pedidos dos seus membros (!?). Blind leading the blind! O mentoring/coaching proporcionado por gente sem qualquer track record conhecido é a nova moda de comércio. Assim como nas casas de má reputação, paga-se por hora.
 
O aprendizado implícito, a meu ver, está intimamente ligado ao estágio da competência inconsciente. O autor identificou genialmente que alguns fatores como a imersão superficial ou a consciência da existência de regras por parte do treinando são fatores comprometedores ou mesmo impeditivos desse aprendizado inconsciente. Dr. Steenbarger atribuiu a imersão superficial à falta de tempo (part-time trading). Ao longo dos anos tenho observado que o chamado dollar-counting é outro fator impeditivo da imersão. Ou seja, não basta ter tempo e dedicação se o estudante conta quanto se perde ou ganha em cada tick. A tendência à "contagem de dinheiro" é proporcional à alavancagem utilizada e/ou ao comprometimento do patrimônio. Ou como nos recomendam os yankees, do not trade with scared money. Não é de admirar que o paper trading (simulador) seja fábrica de milionários e real trading, de frustrados. Por isso, o desprendimento (detachment) assim como o tempo dedicado é também condição necessária ao aprendizado implícito. Sobre desprendimento há uma estória da qual gostaria de compartilhar: Em 2001 tomando chopp com um amigo, grande operador de opções, soube que ele havia perdido uma soma considerável de dinheiro (R$40k, em valores atuais) quando a plataforma P-36 da Petrobrás afundou. Naquele momento ele estava incomunicável, dentro de um avião. Daí não conseguiu ser alcançado pelo funcionário da corretora que cuidava de suas operações. Até então não tinha percebido nenhum aborrecimento pela sua expressão facial, o que não aconteceu quando ele narrou a aporrinhação por que passou em seu condomínio ao constatar que haviam roubado na garagem sua bicicleta de R$400. Sem desprendimento vê-se o padrão recorrente de aspirantes a traders de cortar ganhos e cultivar perdas crescentes.

Acredito que a minha maior habilidade seja a de perceber sentimentos extremos de herding nos preços livremente negociados. Todo movimento de preços - em qualquer timeframe - traz implícito um sentimento subliminar. Mutatis mutandis essa habilidade permite antever o que irá acontecer em lojas de outlet de shopping centers, em engarrafamentos de trânsito, nas escalações do Cartola F.C. e outras situações onde o herding predomine. Como não existe qualquer literatura específica sobre o assunto, sou levado a crer que aqui o aprendizado implícito tenha tido grande peso. Bem, encompridei demais essa postagem, não? Até a próxima.

5 comentários:

aguia disse...

patientia in galinaceus caldorum, sapientia est: excelente aula, again, óh, Alexandrorum Magister.

k nú rústico observatório panorâmico do inglório penhaskim uso à exaustão, no laboratório de garimpo bursatil, o meu já enferrujado computador inconsciente (êste troço que chamam de feeling) - quando e se interessante e atraente o calhau alvo, a nivel fundamentalista - e após isto também para as eventuais escôlhas de ferramentas para balancear a peneira em comparativos entre alguns critérios analíticos; but, em qualquer peneiragem os Números dos Consolidados pesam sempre mais, principalmente que valores alavancados... e - quando a cataplutagem dêstes é festivamente exuberante - quá, nem tchum.
quanto ao processus operandis, como sou inveterado apostador e opero frenèticamente algumas vêzes a cada decênio (o vício no tal atraente pano verde é u`merda, né, uái, rs), entrando suave e paquidèrmicamente (tipo o elefante do nosso querido KB nas tais lojas de cristais, rsrs), minha bíblia é o inexcedivel Pat Hearne (versao griga do Profissional Aguiar... ôps, digo, 'Amador', rs dinooovo) com seus sagrados targets.

vixe... ki coment grandão... sorry.

aguia disse...

sorry, again, fidalgo:

como sei que o amigo não senta, só quero acrescentar que a 'coisa' porrrrrrraqui, na bolseta guaraní, depois do vai-vem pra lá de previsto na quadra 64X60, desta vez pó rém não se segura mais nos 60Kg ...e vamos brincar de esconde-esconde na casinha dos 50 (caluda com a tal varinha cumpadi).

[]ÃO!

Fact Finder disse...

Ibroxespa = dead money ;) []s

aguia disse...

FACT;

SUA MENSAGEM POSTERIOR A ESTA NÃO ESTÁ "ABRINDO"... U KI COUVE?

Fact Finder disse...

O timing do tema era apropriado. Mas senti falta de uns comentários quando vi a msg postada. Dá pra melhorar... []s