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domingo, 15 de julho de 2012

Do You Have What It Takes?

Do alto de milhares de horas dedicadas a certos estudos empíricos podemos nós mesmos desenvolver questionamentos originais. Desenvolvê-los em áreas de ciências sociais envolve certo otimismo (ou ingenuidade). Uma ideia original nessa área jamais será cientificamente validada como um Bóson de Higgs, porque depende de amostragens idênticas que nunca se reproduzem. Uma mesma pesquisa de opinião conduzida em uma pequena comunidade nunca poderá ser refeita sob as mesmas condições. Cada resultado é único. Tendências, claro, podem ser apontadas. Mas tudo passa longe de um rigor científico tradicional.

Market timing requer um entendimento da natureza humana e não de retas, curvas ou médias, tampouco de indicadores macroeconômicos. Essa afirmação, de certa maneira, é uma frustração para pessoas de índole ou formação cartesiana. Aliás, cartesianos e acadêmicos ortodoxos, por exemplo, nunca entenderão por que quando...
  1. ...você está sozinho em um elevador vendo seu smartphone e outra pessoa  (preferencialmente desconhecida) entra é muito provável que ela faça o mesmo com o dela;
  2. ...você em um shopping center se aproxima de uma vitrine vazia e passa a examinar concentradamente algum produto, logo haverá 1 ou 2 ou 3 pessoas a alguns metros fazendo o mesmo em menos de um minuto;
  3. ...você adquire um veículo novo e logo algum dos seus vizinhos de vaga de garagem fará o mesmo dentro de algumas poucas semanas. Se se tratar de vizinhos do sexo masculino essa estatística aumenta consideravelmente;
  4. ...diante de um semáforo fechado você deliberadamente anda alguns centímetros para a frente e o motorista imediatamente atrás fará o mesmo quase que instantaneamente;
  5. ...você leu os itens de 1 a 4 e já se viu fazendo isso tudo, achou graça (público feminino) ou ficou desconcertado ou irritado (público masculino). Neste segundo caso, irá fazer troça da postagem e terá certeza de que nada disso tem a ver com investimentos.

5 comentários:

aguia disse...

hmmmm... hehe, isso aí foi bem maligno, Alexandrorum Maquiavelicus... a sutileza sua, na inferência nos leva:

do tal 'passinho a frente', frente ao semáforo,

a lembrar o "iníciozinho" da inquietude da massa, quando, já ansiosa (tipo assim, assim que um bull agonizado, já berrando alto, explode), rente e de frente ao sinal vermelho pré estouro de boiada

...ao abrir-se o semáforo,

do primeiro puta candle bozu bear, as nervosas sardinhas e apavorados patos, TENTANDO, frustrantemente, SAIR 'rasgando', acelerando alto, para cantar os pneus...

BUT... quá, já é tarde né pô... quase ninguém 'sente' antes o sinal amarelo da e Distribuição e tudo isso parece tão dificillll e parodiando assim vc mostra que é tudo tão elementar, digo, a lamentar, caro Watson (... uái, cumpadi, u ki couve ki c hoje tá coa macaca, hein mái frendi?!).

[ ]s & rsrs.

Fact Finder disse...

Akilinus Bikudus, como todo cristão, passo, ainda que raramente, por períodos de ócio criativo. ;)

Fact Finder disse...

Nota: Em tempo, não irá demorar muito até que algum gênio de Pindorama use os exemplos citados na postagem em um livro "inédito" ou uma tese acadêmica de finanças comportamentais. :)

mcavalcante disse...

Fact. Interessante. Nao sou grafista, mas jah tinha notado que essa eh a chave. Entendo que isso vale para as sardinhas.

Estou ainda tentando chegar a conclusoes sobre se os movimentos orquestrados pelos tubas sao parte ativa da sinfonia, ou se o movimento segue o ritmo da natureza humana.

Fact Finder disse...

M., a atividade dos non-commercials (ou tubas no jargão local) não é tão uníssona quanto a das sardinhas (non-reportable). Por isso o mapeamento do primeiro grupo é uma atividade quase ad hoc e muitas vezes questionável. Ao se comportar como um membro do segundo grupo é que suas chances de sucesso diminuem consideravelmente.