DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nuthin' New Under The Sun - II

[Um followup da postagem anterior (clique aqui)]

Uma vez assimilada a tendência bullish e dissipada as dúvidas acerca da direção do mercado, seu mood lentamente (overlapping) migra para um estado de complacência. Essa fase, como o nome sugere, leva mais tempo que a parabolic trend antecessora. Essas fases - assim como a AT - são fractais e, portanto, estão presentes em qualquer timeframe.

A instalação da complacência pode ser vista em acontecimentos corriqueiros. O colega de trabalho que via cotações compulsivamente diminuiu a frequência desse hábito. O que as via no horário de almoço vez ou outra esquece de fazê-lo em favor de outra atividade mais "interessante". Caem levemente os acessos aos sites e blogs financeiros. Os motéis passam a exibir uma taxa de ocupação maior e os consultórios de urologistas se esvaziam. Enfim...a lista vai até onde a sua percepção alcançar. A reforçar esse comportamento está o aspecto sazonal do mês de maio.

O que comento não deve chegar a ser novidade para atentos Elliotticians que associam (ou deveriam fazê-lo) cada onda a um tipo de personalidade. Talvez o fato novo seja a forma como vejo o mercado, sob maneira mais abrangente e topdown possível.

3 comentários:

Leo disse...

Fact, meditando um pouco... há não muitos meses atrás, muitos olhavam perplexos a subida do mercado esperando que um novo bottom aparecesse, o que não aconteceu. Agora, à medida que as pessoas vão se acostumando com um mercado mais calmo, convictas de que não é um sucker's rally, aumenta a probabilidade deste estar acontecendo neste momento caso a percepção sobre a economia volte a piorar...

ou não?

Fact Finder disse...

Leo, essa complacência é exatamente o que vulnerabiliza a tendência e leva a overvaluations. O trigger para nova baixa será, de novo, a percepção de que os fundamentals ainda estão longe do ideal.

Bob disse...

Onda 2: Ela costuma devolver boa parte do avanço/queda obtido na onda 1 (normalmente entre 50% e 62%). A grande característica da onda 2 é a surpresa, uma vez que o fundo desta onda permanece acima do fundo da onda 1, quebrando assim a expectativa da continuidade da baixa.