DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Another Fact Quiz

A observação a respeito da 50-DMA mostrou-se acertadíssima. Por dois pregões houve violação intraday deste benchmark, mas não houve fechamento acima dele.

Mudando de assunto: TA é simples. Mas está muito longe de ser óbvia. Vejamos uma ilustração do tema. As áreas hachuradas em verde no chart acima representam padrões de topo, na tendência terciária, bem semelhantes. Surgiram a partir de pequenas áreas de congestão. Vejam como por meses a fio houve um nítido padrão de topos e fundos. Padrão análogo surgiu recentemente não em um topo, mas em um fundo!
Por quê? O que isso pode sugerir?
[Os leitores que quiserem deixar sua avaliação podem fazê-lo na área de comentários]

8 comentários:

Idelmar disse...

Olá, sou um novato na bolsa que descobri este site para minha sorte, as vezes, e não sao poucas, nao entendo os termos em ingles, mas vou digerindo e buscando entender. Assim, vou dar minha opinião de leigo: não seria uma simetria, um reflexo invertido de espelho ???

Fact Finder disse...

Idelmar, obrigado pelo interesse. Muitos desses termos têm sua definição - em inglês - na Investopedia.com.
Aguardarei mais uns dias para que outros visitantes se manifestem.
[]s

Lafayette disse...

ãããhhh... vamovê....

parece que aquele padrão marca uma freada e inversão contra a tendência... que então era de alta.

Agora, acontecendo em uma baixa, sugere que a baixa continua em curso.

ergo
Timmmmmmberrrrrrrrrrrr!!!!

(chute de fundamentalista vale aproximadamente R$ 0,99).

Fact Finder disse...

[Bom, vou me adiantar já que esse quiz não teve a mesma aceitação do anterior. Compreensível: investidores preocupados têm menos disposição para participações virtuais. Sinal contrarian claro de que nova legdown não emergirá, por enquanto.]

A opinião dos dois amigos não está totalmente errada. A primeira fase do mercado até janeiro significou a evolução de um vigoroso (cyclical) bull market. O formato de zig-zag mostrado no chart é muito raro, a ponto de não tê-lo visto nos meus poucos mais de 10 anos de mercado e estudos. Tão vigoroso que as countertrend moves (retângulos verdes) foram feitas com grande dificuldade. A ocorrência de uma congestão recente de fundo mostra a mudança da natureza do mercado yankee do ano passado para cá. Diferente do que mencionou o Lafa não é possível afirmar que a baixa continua. Apenas que o vigor visto ano passado é passado. E não deve reemergir tão cedo.
Esse tipo de análise não será visto em lugar algum de Pindorama porque os gurus daqui seguem a linha da "decoreba", dos "setups".[Os "alunos" gostam muito disso] E não enxergam o mercado em perspectiva. Aliás, por isso não uso stops.

PS. Quem foi "violinado" hoje deveria prestar mais atenção às minhas postagens. O domínio sistêmico dos mercados eu domino. Vide marcador track record do blog. As bullshits, gaps de abertura e outras coisas, não.

Bob disse...

Ainda creio em uma visita ao low mas MF tirando a paciência dos vendidos.

Fact Finder disse...

Bob, considerando a neutralidade do price action e um certo desconforto traduzido nos contrarian ind., não creio em reteste de lows pelo menos nos próximos 15 dias.

Lafayette disse...

"O domínio sistêmico dos mercados eu domino."

A força esteja com você, que falando em hipérbatos está.

[]s! :-)

Fact Finder disse...

Onde se lê "domínio sistêmico", leia-se "risco sistêmico". Dominar o domínio é um pouco demais. :D