Mudando de assunto: TA é simples. Mas está muito longe de ser óbvia. Vejamos uma ilustração do tema. As áreas hachuradas em verde no chart acima representam padrões de topo, na tendência terciária, bem semelhantes. Surgiram a partir de pequenas áreas de congestão. Vejam como por meses a fio houve um nítido padrão de topos e fundos. Padrão análogo surgiu recentemente não em um topo, mas em um fundo!
Por quê? O que isso pode sugerir?
[Os leitores que quiserem deixar sua avaliação podem fazê-lo na área de comentários]
8 comentários:
Olá, sou um novato na bolsa que descobri este site para minha sorte, as vezes, e não sao poucas, nao entendo os termos em ingles, mas vou digerindo e buscando entender. Assim, vou dar minha opinião de leigo: não seria uma simetria, um reflexo invertido de espelho ???
Idelmar, obrigado pelo interesse. Muitos desses termos têm sua definição - em inglês - na Investopedia.com.
Aguardarei mais uns dias para que outros visitantes se manifestem.
[]s
ãããhhh... vamovê....
parece que aquele padrão marca uma freada e inversão contra a tendência... que então era de alta.
Agora, acontecendo em uma baixa, sugere que a baixa continua em curso.
ergo
Timmmmmmberrrrrrrrrrrr!!!!
(chute de fundamentalista vale aproximadamente R$ 0,99).
[Bom, vou me adiantar já que esse quiz não teve a mesma aceitação do anterior. Compreensível: investidores preocupados têm menos disposição para participações virtuais. Sinal contrarian claro de que nova legdown não emergirá, por enquanto.]
A opinião dos dois amigos não está totalmente errada. A primeira fase do mercado até janeiro significou a evolução de um vigoroso (cyclical) bull market. O formato de zig-zag mostrado no chart é muito raro, a ponto de não tê-lo visto nos meus poucos mais de 10 anos de mercado e estudos. Tão vigoroso que as countertrend moves (retângulos verdes) foram feitas com grande dificuldade. A ocorrência de uma congestão recente de fundo mostra a mudança da natureza do mercado yankee do ano passado para cá. Diferente do que mencionou o Lafa não é possível afirmar que a baixa continua. Apenas que o vigor visto ano passado é passado. E não deve reemergir tão cedo.
Esse tipo de análise não será visto em lugar algum de Pindorama porque os gurus daqui seguem a linha da "decoreba", dos "setups".[Os "alunos" gostam muito disso] E não enxergam o mercado em perspectiva. Aliás, por isso não uso stops.
PS. Quem foi "violinado" hoje deveria prestar mais atenção às minhas postagens. O domínio sistêmico dos mercados eu domino. Vide marcador track record do blog. As bullshits, gaps de abertura e outras coisas, não.
Ainda creio em uma visita ao low mas MF tirando a paciência dos vendidos.
Bob, considerando a neutralidade do price action e um certo desconforto traduzido nos contrarian ind., não creio em reteste de lows pelo menos nos próximos 15 dias.
"O domínio sistêmico dos mercados eu domino."
A força esteja com você, que falando em hipérbatos está.
[]s! :-)
Onde se lê "domínio sistêmico", leia-se "risco sistêmico". Dominar o domínio é um pouco demais. :D
Postar um comentário