DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Analysis Of A Recent Poll Among Readers

O momento é apropriado para fazer alguns comentários acerca dos resultados da enquete, cujos resultados encontram-se (por enquanto) na parte superior direita do blog. Em linhas gerais podemos dizer que 2/5 dos leitores acreditam que as notícias em hipótese alguma dão a direção dos mercados. Outros 2/5, que isso pode ocorrer dependendo da magnitude da notícia. O pessoal remanescente (1/5), que notícias e eventos são os principais drivers dos preços das ações. Acredito que se uma enquete do gênero fosse levada a um site de grande penetração popular os resultados seriam razovelmente diferentes. Explico por que mais adiante.


Depois de uma breve pesquisa associei ao chart do SP500 acima as notícias aparentemente mais relevantes na ocasião. Não é possível observar qualquer padrão nos dias que se seguem a divulgação de notícias "bombásticas". Se esse espaço reunisse leitores sem qualquer especialização, não poderiam 40% dos votantes afirmar que notícias e eventos   são irrelevantes. O vulgo é levado a acreditar que o price action dos mercados é refém do fluxo incessante de notícias e eventos caóticos diários. Talvez muitos não saibam, mas dias após o assassinato de John Kennedy em novembro de 1963 os mercados americanos engrenaram um rally ininterrupto por meses (!). Dada a complexidade (ou mesmo sua impossibilidade) de uma metodologia que tentasse associar notícias a performance de preços, tenho que me ater às evidências. Até hoje não consegui perceber qualquer relação entre notícias supostamente "ruins" ou "boas" e a direção de preços negociados livremente. Quando muito temos abertura de trading sessions na direção esperada para vermos fechamentos fortes na direção oposta. Percebo mais comumente o price action do mercado passar a pautar a divulgação de notícias. Adaptam-se estas àquele. E não o inverso, como supõe a sabedoria popular. Estudos mais abrangentes mostrando como a economia dita o comportamento social são feitos por uma ciência relativamente nova chamada Socionomia, área na qual o americano Robert Prechter é especialista. 

Nenhum comentário: