DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

How Contrarian Indicators Relate To Price Action?

Volumes são variáveis independentes de preço. Leituras de indicadores contrários, não. Só que a relação não é perfeitamente linear. Em uma relação desse tipo, cada ponto de variação de preços está associada a uma quantidade fixa na leitura na frequência do evento utilizado como contrarian indicator. Refletindo o comportamento humano, as leituras deles progridem em ondas. [Nunca vi esse assunto abordado em bibliografia alguma.]

Até semana passada havia notória estagnação de alguns indicadores - notadamente o PC ratio total (index+equities). Existe uma polêmica envolvendo o grau de eficiência de PC ratios. Diz-se que aquele calculado somente com base em equities reflita melhor o comportamento do retail investor. Só que da minha experiência nessa seara não percebo diferenças significativas entre eles. E só vejo signals confiáveis quando um confirma o outro (equities only e total). [Não costumo utilizar o index only.] 

Esse curto intróito teórico serve-me de base para dizer que essa semana PC ratio total da CBOE despencou e se juntou a níveis extremos junto com o de equities only. Qual a razão? Buscar explicações para tudo é atitude típica de fundamentalistas ortodoxos. [Mas imaginem como seria um saco um blog que só posta charts. rs] Acredito na existência de um trigger sazonal do tipo earnings season e/ou o apelo de abril como melhor mês do ano para o DJIA no comportamento dos players. Ao que tudo indica esse trigger afetou de maneira semelhante outros contrarian indicators. Portanto, tenho grande expectativa na divulgação dos dados da Investors Intelligence na quarta-feira que vem.

Resumo da ópera: o risk-reward de novas posições compradas se deteriorou significativamente essa semana. Aviso aos apressadinhos: Ainda não há um sell signal em Wall St. Price, price, price. :-)

6 comentários:

Leo disse...

As duas primeiras frases estão perfeitas, mas a terceira não fez sentido...

Fact Finder disse...

Sorry. Não entendi esse comentário.

Fact Finder disse...

Imagino que seja alguma censura relacionada ao significado estatístico de CORRELAÇÃO. rs

Leo disse...

Volume é independente do preço. Contrarians são não-linearmente dependentes do preço, é isso?

Fact Finder disse...

Existe um certo nível de correlação. Mas não é possível afirmar que seja linear.
Há regiões em que contrarian indicators ficam estagnados apesar da contínua movimentação de preços. Em termos práticos, significa que há discordância comum da manada diante do price action.

Leo disse...

Roger that... tinha entendido outra coisa...