DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

It Is The End of MFF As We Know It

Essa é a postagem de número 500. Nunca imaginei que essa aventura fosse tão longe. Depois de quase três anos, o conjunto de mensagens deixou um legado consistente. Leitores testemunharam uma maneira objetiva, baseada em perspectiva top-down de compreender os vários mercados de ativos e sua interrelação. Não houve plágio de setups gráficos, vendidos como a última novidade para "bater os mercados" ou opiniões omissas do tipo "amanhã-pode-cair-subir-ou-ficar-parado". Um market timing eficiente é o objetivo supremo dessa arte que é a análise técnica strictu sensu. Compre o pior ativo do melhor setor que ele muito provavelmente terá performance superior àquele que se destaca em setor pouco favorecido.
A proposta do blog sempre foi de difícil aceitação. Demandam-se experiência e reflexão por parte do leitor. A princípio, os conceitos ficaram (propositalmente) no ar porque o ser humano busca sempre a "zona de conforto". Ainda assim, explicações adicionais foram fornecidas mediante provocação na seção de comentários ou em email particular. Além disso, deixei claro que a maior parte do "conhecimento" proporcionado pelos gurus do mercado nacional é um embuste, sem resultado prático comprovado. Enfim, essa foi minha pequena contribuição a uma diminuta parcela de investidores que se identificou com uma abordagem abrangente, diferenciada e menos (ou nada) comercial. Enfim...obrigado pelo reconhecimento e até o próximo projeto (se houver). 

25 comentários:

Marx disse...

Ta zuando?!?!?! =(

Fact Finder disse...

M., sinto que preciso me dedicar a outras áreas. As postagens que procuro produzir aqui me tomam mais tempo do que se supõe. E assim também foi a confecção do material da apresentação de SP.
O "as we know it" deixa implícita a noção de que eventualmente posso retomar a atividade do blog, mas não do mesmo jeito.
Percebe-se pelos seus comentários que você é habitué atento das postagens. Obrigado!

CarlosOliveira disse...

Boas análises e comentários, já são raros no nosso mercado(como apresentadas no blog), uma pena.
Quem sabe vc não ache uma brechinha no futuro p/ não deixar seus leitores órfãos.
Espero te encontrar na apresentação em SP.

Fact Finder disse...

Carlos, a apresentação de SP foi cancelada pelo fato do número de inscrições não ter atingido o quantitativo estabelecido em um segundo filtro, até 20/10. O dinheiro das inscrições, inclusive, já foi devolvido mediante transferências bancárias. Você não foi informado porque seu depósito não foi efetuado. Consta no PDF que lhe foi enviado que a inscrição só se contretizaria no ato do depósito.

Pretendo examinar a possibilidade de alteração no formato dessa apresentação. Mas é algo para o futuro. []s

sivuca disse...

Fact , faz 2 anos qe acompanho seu blog , e tenho de lhe dizer que desde então nunca perdi uma postagem sua . Gostaria de agradecer pelo aprendizado, e pelo tempo dedicado ao blog. Por falta de disponibilidade, não pude me inscrever em seu curso, entretanto se de alguma forma o curso vingar no futuro , não deixer de dar um alô.
Pena este espaço tão valioso estar encerrando suas atividades.
Abraço e tudo de bom.
PS: Por favor deixe um contato para eventual realização de curso.

Fact Finder disse...

Sivuca, recomendo que assine as postagens do blog. Isso assegura que em caso de eventual comunicado você seja informado automaticamente.
E meu email continuará o mesmo.
Obrigado pelo prestígio concedido e momentos gastos na leitura das minhas tolices.
[]s

aguia disse...

meu mui querido Mestre e AMIGO Alexandre:

vc, caso não mude de ideia, não deixará apenas um pequeno vazio neste já tão pobre setor da análise bursatil do MF Tupiniquim (e por vezes até de alhures);

BUT (by um incerto turista e outro certo bróder nosso)...

deixará, isto sim, um BURACO NEGRO porrrrrrraqui, k-cild`s!!!

reconheço que deve ser um verdadeiro calvário carregar êste enorme pêso nas costas; uma coroa espinhosa, o lavrar, todo dia, gentil e solidàriamente (TIPO DI GRATIS né uai), uma análise tao bem trabalhada; esmeradamente detalhada e de tão alto nivel; sabendo, como bem sei, que o amigo tem enormes responsabilidades, também cotidianas, em suas obrigações profissionais, especializado Engenheiro hiper qualificado e assoberbado de impostergaveis tarefas.

mas, mesmo assim, reconsidere, plizzzzzzzzzzzz...

mesmo que poste menos vezes, e ou até apenas troque êste seu carregar tal piano diário por um semanal, pôrra!!!

enfim, caro amigo: pelo sim, pelo não, sou-lhe - como sei serem também seus muitos qualificados e gratos leitores - enormemente e para sempre MUITO GRATO!

obrigado por existir, in Fact... muito obrigado por êste seu incomparavel e enriquecedor blog e por ser o amigo atencioso e generoso que sempre foi!

ser-lhe-ei eternamente grato pelas verdadeiras aulas de suas postagens, sejam, como aqui, gratuitamente públicas; quer sejam, no particular e com sua riquíssima humildade, pérolas graciosamente herméticas,

TUDO DE BOM MEU IRMÃO!!!

aguia disse...

fui, como sempre, reler minha josta...

snif, snif...

PÔ!... quase chorei, K-RÁI!!!

Fact Finder disse...

Amigo Akilino, tenho outras demandas na prateleira que já esperaram muito tempo.

A atividade do MFF é, no vernáculo yankee, digamos...time-consuming porque tento não escrever por escrever. Postagens sobre macroeconomia demandam algumas horas de pesquisa, p.ex. Os assuntos são os mais ABRANGENTES posssíveis, quando não simplesmente ATEMPORAIS. Daí o arquivo do blog ter se transformado em razoável fonte de consulta.

Apenas lembre-se de que não morri. Obrigado pela amizade que os anos de convivência virtual não esterilizaram. :)
[]s

Unknown disse...

Caro Fact,
Acompanho o site a algum tempo. Cheguei aqui pelo blog do TIB. Agradeceria muito, que vc ao menos escrevesse de vez em quando por lá, pelo menos, e, acredito eu, o Águia não se sentiria tão mal. :)
Obrigado por suas lições e espero, que vc continue nos dando-as, mesmo sem regularidade.
Arabe

KB disse...

Fact

Embora não fazemos a mesma abordagem sobre o mercado eu sempre transitei pelo teu espaço para ler os teus comentários mordazes e perspicazes.

Uma pena que você pretende abandonar a blogosfera.

Na linha de abordagem que você optou o meu julgamento é que você superou os teus "concorrentes".

Temos em comum a indignação contra os embusteiros, sentimento que parece não mais existir no seio da nossa sociedade, complacente, inerte e anestesiada diante de todos os embustes.

Um abraço meu caro.
E muita saúde.

KB

Fact Finder disse...

KB,

-> A candidata do governo à presidência da República mantinha um currículo falso na plataforma Lattes do CNPq;
-> Falsos médicos e estudantes de medicina há anos são plantonistas em clínicas e hospitais;
-> Um falso Tenente-Coronel era Coordenador de uma subsecretaria na Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. Essa cidade será sede de uma Olimpíada (!?).

Em suma, isso aqui é o país da empulhação. Mas, claro, todos acham tudo muito normal. É uma tradição histórica a índole acomodatícia de Pindorama.

Aqui sites financeiros - amparados por corretoras - em vez de produzir conteúdo educativo mantêm propagandas itinerantes incentivando o aumento do números de pessoas cadastradas. Ou seja, é praticamente uma franquia do Serasa. Essa obsessão por cadastro é inimaginável em qualquer sítio financeiro americano, p.ex. Aqui os palestrantes e sumidades mais admirados são os que mantêm um séquito de imbecis atraídos por conteúdos motivacionais à la Shiniashiky.

O mais aterrador é que se percebe que o ambiente dos sítios financeiros e dos profissionais não melhorou em nada nos últimos anos, apesar do número crescente. N-a-d-a! Para cada investidor insatisfeito há dois ou três chegando para o abate. Não vejo qualquer perspectiva de mudança.

Prefiro acreditar em um sabático da blogosfera para perseguir outros projetos. Alea jacta est. :)

Agradeço a avaliação positiva que fizeste deste espaço, o que, vindo de você, muito me envaidece.

[]s e sorte em seus empreendimentos.

Samuel Ramos disse...

Só posso agradecer pelo tempo que dedicou ao blog, me permitindo aprender um pouco mais sobre esse assunto, caro F.

Abraço e sucesso.
S.

Fact Finder disse...

S., obrigado pelo apoio todo esse tempo. Conte comigo no que precisar, mesmo durante o sabático virtual. :) []s

Bob disse...

Recebi informações concretas que o FACT será ministro da dona Dilma, hehehehe. Brincando, claro, mas o salário nesta turma do PT deve ser bem legal.
Que as forças do bem continuem contigo.

Fact Finder disse...

Olá, Bob. Já que vc falou...Estou procurando, sim, assento num Conselho de Administração de uma estatal dessa. Sempre quis ganhar sem fazer p. nenhuma. Espero que chegue minha vez de ser agraciado com uma sinecura na República de Pindorama. :)
Como disse Schwarzenegger uma vez, "I will be back". []s

aguia disse...

PÔRRRRRRRRA, ALEXANDRORUM FACTIBULUM!!!

Já que pretende flanar pôrrrraí, áxu que o Bob (que é íntimo da Dilminha desde quando ela era Secretária lá nos pampas) poderia muito bem, cavar-lhe uma vaga no Conselho da Petro, algo mais próximo de sus Especialidade Profissional, pô!

Quá... já sinto saudades de suas bostagens, digo, postagens, pois sei que - à exceção de raras praias, tipo o TiB e as de outros pouquíssimos 'cobras' de envergadura tais como nosso mui querido KB - jamais teremos manancial tal qual o MFF.

ampexus majores sapientissimus amicus.

aguia disse...

hmmmmmmmmm

como vc é super hiper educado, verdadeiro gentleman, estou pensando em organizar um complot porrrrraqui, convocando os nossos amigos comuns a postarem nestes COments, alguns questionamentos Técnicos about market.

transformaríamos então êste espaço aqui tipo assim num caricato adendo ao MFF, já que sua eternamenye genealógica fidalguia o impedirá de ficar silente, quando for instado e ou acionado a dar sua opinião...

além do que, por certo, uma vez eternizado êste espaço dos coments do MFF, vc iria para o Guiness Book como o blog mais COMENTADO de todos os tempos...

e já dando a partida:

"caro Bloguista fACTfINDER: q ki ô c axa: a bolseta pindorâmica vai subir ou descer de;pois de amanhà?...han????... ()s, arghia"

rsrsrs...

Unknown disse...

agradeço a Vc os ensinamentos que
deixou ao longo do período.
Nota-se ser um trabalho diferenciado.
Desejo-lhe saude e alegrias.
um abraço
Austral

Marcio disse...

Fact,

Acho que eu fiquei tão afastado desse mundo cibernético (mas do mercado nem tanto) que só hoje me dei conta da sua mensagem aqui.

Take your time!

Compartilho suas ideias quando ao modelo em voga que fizeram dos blogs e sites financeiros, endosso muitas de suas opiniões, mesmo que a nossa visão do MKT seja sempre única e própria de cada um, eu também agradeço pela parceria e ensinamentos em TA.

A porta da minha casa estará sempre aberta para o amigo Alex, até o dia em que se feche a tampa do meu caixão!

Vida longa e próspera, e sucesso em toda atividade que vc vier a empreender.

Forte abraço

Marcio

Finanças Inteligentes disse...

Nice!

Fact Finder disse...

Caro Marcio, obrigado pelas palavras sempre gentis. Desejo-lhe igualmente sucesso nas empreitadas futuras e saúde para ti e para os seus. []s

Alemao disse...

Caro Fact, fiquei afastado por motivos de força maior e só hoje me dei conta que fiquei sem meu oráculo, meu espaço de reflexões.

Agradeço por todo esse tempo onde pude aprender mais que em uma graduação, mestrado e doutorado juntos.

A oportunidade de ter enxergado por seus olhos foi impagável. Conhecer seu amigo Aquilino foi algo que é impossivel de expressar com minha limitada capacidade de comunicação. Me fez perceber o quanto tenho a aprender, acentuou meu desejo de saber.

O Bob pra mim também é parte disso tudo junto com o KB, o Lafa e o Seagull.

Fact, você é imortal.

Alemao

Investidor Pessimista disse...

fact sou o mike que semore comentava em seu blog. lancei novo blog www.etftrader.com.br
se um dia quiser escrever algo por la, sem nenhum compromisso, seria o maior prazer. grande abraço

Fact Finder disse...

Oi, Mike. Passo para visitar. Boa sorte. []s