DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Selloff In Treasuries Is In The Cards?

Os fundamentalistas são responsáveis pelos maiores short squeezes dos mercados. Para quem ainda não se familiarizou com o termo...este se dá quando detentores de posições vendidas são obrigados a zerar suas posições diante da iminência de prejuízos crescentes. Essa zeração só pode ocorrer mediante recompra dos papéis. Muito improvável que o squeeze ocorra em uma blue chip, na qual o giro financeiro é sempre alto. E os vendidos estão muito longe de representar uma parcela significativa.

Fundamentalistas são cartesianos por excelência. Outro dia um amigo esteve em um Congresso de Value investors em São Paulo. E me disse que um dos palestrantes revelou que seu fundo possuía posições vendidas em papel de empresa cujo valuation era injustificado. Simples, não? É perfeitamente possível shortar ativos sobreavaliados, desde que os technicals e sentimento forneçam o devido respaldo. Ignorar esse fato é fonte de enormes prejuízos em potencial.

Dei essa volta toda para comentar que os Treasuries - qualquer que seja seu vencimento - estão relativamente sobreavaliados. Uma nota de 10 anos está pagando circa 2.40% a.a., enquanto o dividend yield do SPX não chega a 2% a.a. (hat tip to Robert Shiller). [EWZ - proxy do mercado de Pindorama -, 3.3% a.a.] Respeite-se sempre o momentum enquanto ele existir (clique aqui). Você nunca será esperto o suficiente para saber até onde vai. 

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Fact,
Não tenho certeza se entendi bem seu post, vc acha que a taxa dos treasures de 10Y devem subir?
Me parece bem apertado uma diferença de 40 bps entre a TY10 e o dividend yield do SPX. No brasil é na ordem de quanto, mais ou menos, seria uns 4% ?

Fact Finder disse...

Rogerio, a trajetória de longo prazo dos yields yankees desde a década de 80 é declinante. Só que no curto e médio prazo fear and greed são os combustíveis básicos da formação de preços. Há uma política clara de manutenção das taxas de longo prazo em níveis irrisórios via compra direta. Qualquer indefinição dessa política por parte do FED irá pesar no price action. Os preços dos Treas. de 30 anos podem no curto prazo engrenar uma marcha à ré porque essa uptrend é insustentável.

Não mantenho base de dados de indicadores nacionais. Mas acho difícil que a diferença entre o DY de uma NTN-B com vencimento em 2045 - a melhor para esse tipo de comparação - e a do IBOV chegue a 4%. []s

Fact Finder disse...

Rogério, complementando a resposta à sua pergunta: nas condições atuais esse delta deve estar entre 2 e 3% a.a. []s