DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

When Skeptics Will Turn Into Believers?

Minhas suspeitas se confirmaram. Zerei novamente no breakeven outra operação vendida. A entrada deu-se nos primeiros dias em que o SPX namorou os 1150. Um número maior de operações sem resultado ou pequeno prejuízo são inerentes a sistemas baseados em reversão. O price action de hoje em Wall St. foi extremamente bullish. Só que ao contrário do que se espera: não houve uma leitura agressivamente bullish por parte dos traders individuais de opções (?!) Simplesmente continuam não acreditando no que estão vendo. Enquanto houver céticos esse rally tem combustível

Acredito que o melhor mês de setembro tenha alguma influência no comportamento recente dos investidores. Há um outro fator notável: a associação que o ano de 2010 tem tido com 1939 em Wall St. Via de regra, as pessoas tendem infantilmente a projetar padrões onde não existem. Examinemos o seguinte silogismo: Se agosto (PIOR DESDE 2001) e setembro (MELHOR DESDE 1954) => outubro (...) 80% dos que me lêem preencheriam a lacuna com o verbete "RUIM", reproduzindo um padrão ziguezague que não existe. Digo-lhes que do ponto de vista estatístico, de uma amostragem de décadas, a perfomance de outubro não depende da de setembro. Investidores com formação em ciências exatas são mestres em projetar padrões inexistentes. Esse é um assunto interessante que faz parte do programa do evento de São Paulo*. O primeiro passo para se livrar do "linearismo mental" é reconhecer a sua existência.

* O banner inserido hoje remete a um site de armazenamento de arquivos. Essa é uma limitação do blogger, que não permite upload a não ser de imagens. Quaisquer dúvidas ou solicitações podem escrever para finder101@gmail.com ou fazer comentários na respectiva seção do blog.

2 comentários:

Marx disse...

No final de Julho e inicio de Agosto você postou uma operação em gold. Na situação o short não funcionou como previsto e você logo virou a mão para um long-trade, baseado na resiliencia do gold e em aspectos de sazonalidade.
Desta vez o trade foi um short em SPX esperando que o mercado respeitasse a resistencia em 1150pts. No entanto isso não aconteceu e a resistencia foi rompida. A minha indagação é, se os preços foram contra sua mão porque não assumir um long trade como fez no ouro?
Abç

Fact Finder disse...

M., muito boa pergunta!
(Sinal de que você presta atenção no que escrevo)

1. Gold está em forte uptrend, muito bem definido, no weekly. O fakeout - que me fez zerar a posição vendida - mostrou que a forte LTA ainda era válida;
2. Por outro lado, as major averages em WS apenas recentemente parecem querer romper suas LTBs com origem no topo de 2007. Ou seja, posso me dar ao luxo de escolher um momento mais apropriado.

Em suma:Nenhuma tendência é igual a outra! Como diz Pring...AT não é preto e branco. Vem em tons de cinza. []s