DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Intuition or Into Wishing?

O título é um plágio meu de uma passagem de John Hayden, autor de The 21 Irrefutable Truths of Trading (um excelente exemplo para se desmistificar a noção de que livros bons são caros). O autor observou brilhantemente que uma coisa é ter a intuição e outra é fazê-la aparecer por meio de um wishful thinking, por exemplo.

Vou mais longe. E talvez minha tese gere polêmica. Na minha opinião é muito difícil que qualquer sentimento bullish ou bearish possa ser qualificado como intuição se o investidor não possuir a experiência e os estudos necessários, talvez algo próximo ao quarto estágio das competências: o da competência inconsciente.

O investidor ao avaliar seu "grau de intuição" deve exercer algum cuidado em não tomar como tal sentimentos baseados em convicções formadas a partir de dados objetivos (análises gráficas, fundamentalistas, etc.) Estágio esse, a meu ver, semelhante à competência consciente. Com a palavra, os psicólogos.

Nenhum comentário: