Investir/operar por conta própria nos mercados de livre negociação é uma das melhores maneiras de conhecer a si mesmo. Seus limites serão postos à prova. Certamente é uma das mais caras. O aprendizado "básico"* é doloroso (o meu - pelo menos - foi). Tempo e dinheiro serão consumidos. Se você levar isso a sério, milhares de horas de lazer serão sacrificadas. Lembro-me de Larry Williams dizer: "Nos meus primeiros anos minha esposa era viúva de grafista vivo." rs Mas com o tempo - contando com uma dose razoável de determinação e inteligência emocional - o investidor encontra sua "zona de conforto" (plenamente subjetiva) e as recompensas virão.
Um amigo leitor (vide comentários ao post abaixo) perguntou-me por que eu simplesmente não compro blue chips em selloffs ou/e executo "lançamentos cobertos" a intervalos regulares. Acho que fui claro: Isso é incompatível com meu objetivo de rentabilidade e com minha "zona de conforto".
Então esse é meu conselho: Know thyself! :)
* Não se enganem. O aprendizado em sentido amplo nunca termina.
Um comentário:
Você tem toda razão o aprendizado custa caro e o meu o custou também. Aproveitando sua frase socrática, eu só sei que nada sei, então continuo aprendendo, agora sem perder tanto. ;)
Abraços..
Postar um comentário