DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Locus Of Control

Esse é um conceito bem conhecido na psicologia. "Locus" significa "lugar". Então, traduzindo o termo teríamos algo como "lugar de controle" [experts podem me corrigir]. Há vasto material na internet sobre o assunto. Diz-se que pessoas com locus interno acreditam que os acontecimentos bons ou ruins em suas vidas derivam de seus pensamentos e ações. Por outro lado, aquelas com locus externo procuram explicações em agentes que estão fora de seu controle (destino, outras pessoas, divindades, etc).

Uma vez li um artigo sobre trading psychology onde o autor dizia que um dos erros frequentemente praticados por novatos em renda variável é revelar a um vizinho, a um amigo (enfim, a um terceiro) os ativos em que mantém posição. Essa atitude tenderia a deslocar o locus. Ou seja, este passaria a externo, considerando que agora a opinião alheia seria um fator considerável nas tomadas de decisão. Tenho uma opinião híbrida a respeito do assunto. Acho que o locus só se desloca se a pessoa não possui um conjunto relativamente estável de regras - baseada em technicals, fundamentals, seasonals ou em fases da lua - de entrada e saída (um trading system, como queiram). Quem o possui pode revelar posições guardadas no mercado (e até disponibilizar notas de corretagem). Quem não o possui fica ao sabor das marés e da opinião alheia e acaba adotando posturas basicamente reativas.

Nota: Em caso de interesse pela minha posição acionária, deixem end. de email na área de comentários.

27 comentários:

André Jardim disse...

Fact, leio teu blog faz um tempinho e aubda não sabia que disponibilizava tua posição acionária.
Como sou um curioso, não posso deixar de pedir para receber essa informação. Não achei teu email no site, mas o meu e-mail é esse: andrejardim@gmail.com.

Abraços!

Fact Finder disse...

André, aguardarei um pouco para fazer apenas um email aos interessados.
[Retirei o email do blog para inibir o junk mail.]
[]s

Ferretti disse...

Fact,

Nestes tempos modernos, onde as notícias chegam até pelo celular, é difícil não se deixar levar pelo ambiente externo e suas "opiniões"... quem frequenta forum então...

Estou curioso tambem. Gostaria de estrar nesta lista

iff864@yahoo.com.br

Grato,

Anônimo disse...

axu que deu bobeira nessa de revelar potfolio, rsrsrs, BUT, como diria Confucio: "cada um sabe o que nao fazer".

entao quem seria eu, para criticar um de meus mais queridos mestres?...phode mandar pra mim tambem: penhask@bigbird.com.

rsrs (a proposito, a sua multa la na outra praia ja estah IMPAGAVEL, seu desertor!#*&%$#*&%$#*!!!15XN+CM+juros de agil ota).

( )AO

Alemao disse...

Fact, sou um minúsculo grão de areia dessa sua imensa praia (e da outra, dos 15 pilas) e não poderia deixar passar uma oportunidade dessas...

alemao@uol.com.br

Anônimo disse...

Fact,se puder enviar para mim tambem desde ja te agradeço....
Meu mail e esse :
formiga_003@hotmail.com
Abraçao..

Anônimo disse...

Fact. para qual endereço mando e-mail????....sempre eh bom fuçar no terreiro alheio.......e ainda "di gratis" better.........com cuidado lógico........

saude e paz

Anônimo disse...

Caro Fact, também gostaria de participar desta lista.
goldstar.br@gmail.com
Grato, e abraços !

Fact Finder disse...

Caro Anônimo da Saúde e da Paz, deixe seu email no espaço.
[]s

Anônimo disse...

Fact, ai esta ppm.13@ajato.com.br

saude e paz

Anônimo disse...

Fact, mais um: santi217@yahoo.com.br

Sucesso!

KB disse...

Interessante comentário. Me interesso por esse assunto e irei pesquisar a respeito.

No meu julgamento, ou melhor, conhecendo ou me esforçando em conhecer as minhas virtudes e fraquezas, eu jamais revelaria a minha posição a terceiros, particularmente a amadores (a alguns pouquíssimos profissionais eu às vezes eu revelo, mas resisto em fazê-lo).

Por mais sólido um método, não é fácil revelar a sua posição publicamente e correr o risco desse ato influir negativamente nas suas decisões.

Talvez para mim não seja confortável revelar a minha posição porque eu decidi a conviver com a incerteza e hoje em dia eu me sinto confortável com isso, uma vez que essa postura me deixa aberto a várias possibilidades, inclusive a cenários contrários à minha tese preferida.

São raras as ocasiões em que é possível enxergar o potencial e a longevidade de um trend e se sentir muito seguro. Mas essas situações existem e é quando se tem que ficar 100% comprado (no short eu ficaria 50%). Na linguagem elliotista seria a onda 3.

Eu prefiro não arriscar e jamais revelaria a minha posição. Por outro lado, eu, em momento algum, tenho uma nesga de interesse em conhecer a posição de terceiros, por melhor que seja o seu track record.

De qualquer maneira, boa sorte com a tua decisão de revelar a tua posição.

KB

Anônimo disse...

Fact, incrivel a curiosidade do ser humano, provavelmente o maior intuito de todos os que querem bisbilhotar na tua toca eh de ver como voce se posiciona,pq afinal voce jah teclou tempos atraz "não abro a minha posição e ponto".....então a curiosidade aumenta, por ser esse espaço reconhecido como sério.

saude e paz

Fact Finder disse...

Abrir uma posição diz muito pouco acerca de um TS. Não fosse assim alguns grandes hedge funds jamais abririam seu portfolio. Com um punhado de US$/mês nos EUA é possível acompanhar essa movimentação com atraso de apenas alguns dias. Claro que a maioria dos fundos vai até o limite legal do disclosure.

No nosso nível de inserção no mercado, a incerteza permanece seja a posição aberta (ou semi-aberta) ou não. Deixemos as lendas urbanas de lado...Como aquela que diz ter o Barings quebrado porque big players se uniram contra a conhecida posição de Leeson no mercado Forex.

KB, quando você comenta que posições abertas ao público inibem sua tomada de decisões, você está confirmando a tese geral de que há um deslocamento de locus, em maior ou menor grau, dependendo do mindset do investidor. Há ainda casos em que posições são espertamente reveladas em proveito próprio constituindo o conhecido pump-and-dump, punível, p.ex., pela SEC.
Enfim, é uma questão extremamente subjetiva. Customer's choice. :)

Anônimo disse...

A curiosidade matou o gato.

Uhhhh, morri.

leonardoafs@yahoo.com.br

Não faria sentido ler o teu blog e não querer saber como utilizas na prática as tuas idéias e opiniões.

Obrigado.

Big hug!

KB disse...

Foi por isso que eu escrevi que é mandatório eu, e qualquer um, conhecer as suas fraquezas.

E explorar ao máximo as suas virtudes.

KB

aguia disse...

qua,

KKKKKKK...

so vc mesmo Fact!...

conseguiu EXATAMENTE o que desejava que era cutucar a curiosidade dos leitores; e fazer, enfim, com que tambem os Anonimos silentes se manifestassem e - ate mesmo - que alguns se identificassem (fora alguma manjadissima raposa de sempre, of course), rsrsrs.

e acrescente-se a isso agora, admiravelmente, um enriquecedor 'troca-troca' entre os dois monstros... vc e o KB (alias, a meu ver, deveriam repetir n vezes tal dose, a se enriquecerem dialeticamente a todos os niveis e do que, certamente, aproveitariamos todos nos que lemos este blog e o TiB, mesmo porque poderiam faze-lo tanto la como K).

putz record de coments, cara!

RECEBA OS...MEUS PARA BENS!!!

Psycho disse...

sdpmole@gmail.com

no aguardo, por fineza. como retribuição, minh posição: revertido na PETR F28/F30.

Idelmar disse...

Fact,
por gentileza inclua meu e-mail:
idelmarjr@oi.com.br

Anônimo disse...

Fact, belo ibope......apesar de sócios no mesmo ativo por motivos acho diferentes, a curiosidade numero 2 ainda existe. "qual seria o "setup" como dizem uns por ai usados pelo Fact para fazer tal posiça"......fui lah olhei olhei torci retorci e sabe.....não entendi.......tem mais soh um TS muito confiavel permite uma coisa parecida. parabens

saude e paz

Anônimo disse...

"Abrir uma posição diz muito pouco acerca de um TS."

Concordo, mas pode dar indícios de como vc opera, por isso não acho que valha a pena ficar dando a menor informação sobre minha posição

enfim é só a minha opinião !!!

abraços fact, seu blog já passou do conceito excelente

Marcus Maia

Fact Finder disse...

1. Engraçado como o que eu imaginava ser uma atitude discreta e "não-invasiva", em relação aos visitantes e suas convicções, foi considerada uma maneira de "atiçar a curiosidade". :P

2. MM, o diferencial do MFF é a honestidade e a vivência de quem estuda seriamente o mercado. Só isso. No mais, manifesto minha surpresa com o fato de que revelar minha posição acionária possa supostamente dizer mais do meu modus operandi que um ano de postagem.

Anônimo disse...

Fact,

Quisera eu chegar perto do nível de várias feras aqui; a ponto de não encontrar mais prós do q contras em refletir sobre posições como as suas...
Por gentileza, gostaria de fazer parte, Poseidone. e-mail:
viniciuscastanheira@gmail.com

aguia disse...

PORRRRRRRRRA POSEIDONE!!!

Vinicius, ja eh DEMAIS!!!

BUT, Castanheira, K-RAI?!

rsrsrsrs e um puta BRACAO

Anônimo disse...

Vc está certo Fact

um ano de postagem já dá informações sobre o seu modus operandi com toda certeza :)

Mesmo assim acho sempre melhor a
discrição.

abraços, MM

Leo disse...

Fact, +1 pra lista

Anônimo disse...

Fact, li hoje, 24/05/09, e entendi o sentido (referência do trader no mundo interno é o principal) de você estar abrindo sua posição.

Apesar de um tanto lagging, se puder enviar para mim também, desde já te agradeço....

Meu mail é esse :
marbessa@uol.com.br

Parabéns pelo BLOG!
Obrigado e um grande abraço.
Mário