DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 8 de novembro de 2009

U. S. Monetary Policy On Death Row


Participando de um grupo eletrônico, respondi a uma provocação de um dos forenses que perguntou quando viria o segundo Crash, diante das inadimplências agora migrando para os setores de credit score mais refinado (melhores que os subprime). Perdi alguns minutos para montar o chart mensal acima, no qual podem ser vistos Fed Funds Rates ao longo do price action do Nasdaq Composite desde 2000 (fonte: clique aqui).

Depois do estouro da bolha "Ponto Com", vimos o então FED Chairman, Mr. Greenspan, adotar uma pausada política expansionista. A política de reflation foi bem sucedida. Durou até 2007. Note-se que parte dos cadáveres que se amontoaram quando, p. ex., Yahoo saiu de 125 e foi a 4 migrou do mercado acionário para o imobiliário. Comparar as injeções de liquidez promovidas por Mr. Greenie com as de Mr. Bernanke é perda de tempo. A criatura fez seu criador parecer uma criancinha. As respostas de liquidez sob a batuta de Mr. Bernanke foram instantâneas. E deram-se numa sequência frenética.
O chart acima é fonte de gastrite para monetaristas inveterados. A corrente de Friedman tomou de assalto os corredores da academia e as cúpulas dos Bancos Centrais por todo o mundo. Ironicamente não são capazes de explicar por que a política monetária é cada vez mais ineficiente nos processos de reflation. Esse diagnóstico é ainda mais preocupante se lembrarmos que somado a um "dinheiro barato" há programas de apoio direto a pessoas físicas (vide rodapé do chart), o que não ocorreu na Era Greenspan. Em uma evolução natural desse processo de esgotamento haveria uma nova grande onda deflacionária, independentemente dessas empulhações chamadas stimulus packages. Quem se nega a aceitar o vaticínio nega a realidade mostrada nos 10 anos de história acima. Quando isso ocorrerá? Bem, não sou capaz de estimar com precisão até onde vai a estupidez e a mesquinhez do ser humano. Contudo, se é para opinar...the mother of all reflation rallies deve durar bem menos que aquele ocorrido na gestão Greenspan.

6 comentários:

Samuel Ramos disse...

the hangover from bernanke free money party will be BRUTAL

Fact Finder disse...

S., acredito que não irá demorar muito algumas específicas teorias sobre macroeconomia - à margem da Escola de Chicago - serão desenterradas e seus precurssores, devidamente reconhecidos post mortem.
[]s

Fact Finder disse...

"Dogs, also, bark at what they do not know." (Heraclitus)

Samuel Ramos disse...

"Household Survey Data

In October, the number of unemployed persons increased by 558,000 to 15.7
million."

Jobs? We do not need jobs. We need loans. (Bernanke)
hehehe

Fact Finder disse...

"The unemployment rate for people wanting work who are working full-time, those that have quit trying and those that are really out of work is at 17 1/2%." (Direction.net, 09/11)

Bob disse...

Comentário que achei na web;

Os investidores estrangeiros estão fazendo um movimento contrário ao que vinham fazendo até poucos meses atrás: o fluxo cambial ficou negativo em aproximadamente US$ 1,4 bilhão na primeira semana deste mês. O retrocesso pode ser reflexo da cobrança de 2% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a entrada de capital externo em aplicações no mercado de renda variável e fixa. Outra explicação poderia ser a do excesso de liquidez. Devido às incertezas nos mercados internacionais iniciadas em 2007, os bancos centrais dos países desenvolvidos reduziram suas taxas de juros em um cenário internacional com capacidade excessiva e altos níveis de investimento, ocasionando um direcionamento dos fluxos de capital aos países emergentes. Isto pode estar gerando uma bolha nos preços de ativos nos países emergentes. Em certo momento os investidores poderão reavaliar como excessiva a valorização desses ativos e redirecionar suas posições para títulos mais baratos nas economias d esenvolvidas.
e achie na web: