DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 28 de novembro de 2009

The ZigZag Dynasty Is Over Or Not?

[Followup desta postagem AQUI]

A resposta da pergunta acima seria algo do tipo "PROVAVELMENTE SIM". Percorrendo a Internet não achei análises - por mais simplórias que fossem - mostrando esse raro padrão de ziguezague executado pelas médias yankees. É incomum porque sempre se espera que o price action pelo menos estacione por um tempo nas regiões de oferta e demanda mais próximas. Ainda mais incomum que isso ocorra em um rally supostamente já maduro. O trader mais atento e agressivo percebeu que a estratégia acertada nos meses de setembro e outubro foi adotar long positions na primeira metade do mês e short, na outra. No entanto, em novembro isso não ocorreu.

Qual a razão disso? Após o choque inicial segue a assimilação racional do padrão. Quando players estão prontos para tirar proveito dele, desaparece. [Algo similar com o que ocorreu com aquela finada bearish wedge no DJIA.] Só logrou êxito os que audaciosamente arriscaram a ocorrência do improvável. Observo a ocorrência do ziguezague desde setembro. Vide arquivo desse mês no blog. Nesse contexto, nem mesmo a notícia de default do Dubai World restaurou o padrão bearish de segunda metade do mês.

Dados os parâmetros extremos dos meus indicadores contrários (tanto no diário quanto no intraday) e os technicals, sou levado a crer que um followup da queda vista na sexta-feira nos mercados yankees é improvável. [Claro que posso errar.] Instalou-se um certo pânico. As últimas segundas-feiras têm exibido forte price action positivo, representando aprox. 80% da alta semanal em apenas algumas horas de um dia. Com o window-dressing usualmente promovido por managers de mutual e hedge funds, não vejo viabilidade para um selloff em dezembro. Por outro lado, acho que teremos price action frágil em janeiro. A ver.

Nenhum comentário: