DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Would-Be Wedge Breakdown?

A pergunta que vários technicians devem estar se fazendo é se houve ou não um breakdown na enorme bearish wedge, ilustrada em algumas postagens. "Sim" e "não" seriam minhas respostas. Sim porque é claro que foi rompida a trendline. E não porque dever-se-ia esperar um breakdown bem mais violento com volume acima da média. Não me parece que essas duas características tenham se apresentado no DJIA, média na qual a cunha era mais nítida. Isso pode ocorrer amanhã (29/10)? Claro, mas é incomum que o segundo dia de rompimento seja mais potente que o primeiro. Talvez aos poucos os leitores compreendam por que só considero seriamente padrões gráficos se não observados.

O price action de hoje (quarta-feira) me pareceu uma capitulação de curtíssimo prazo. Embora, conforme comentado ontem, o upside não seja animador para bulls. Pessoalmente me sentiria mais à vontade em operações short ou "travadas" porque essa perna de correção não terminou. De maneira geral preços de commodities e de commodities-based equities voltaram às respectivas região do último rompimento. Isso mostra uma certa perda de vigor por parte dos taurinos.

Em linhas gerais o price action em terras yankees tem sido sobejamente didático ao fazer nos últimos meses aquele padrão típico de higher highs-higher lows em sequência, que caracteriza altas. Chama-me a atenção o comportamento lagging de setores que outrora puxaram o rally em seu início: financials e real estate. Isso enseja dose de cautela adicional.

Nenhum comentário: