DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 2 de março de 2010

How To Assess Risk In Option Spreads?

Uma vez cheguei para um amigo e abri minha posição em uma trava de baixa em Petr PN. Olhou-me surpreso e perguntou se o risco não era alto. Em valores hipotéticos: arrisquei ganhar 1,5 dinheiro para perder 2,5 dinheiros, se levada até o dia do vencimento. Engraçado é que existe uma idéia preconcebida por aqui de se desvincular prêmio de opções de seu ativo-base. O cara começa estudar modelos de precificação de opções (BlackScholles, basicamente) e se acha um gênio. Gostaria de saber qual o grande "pulo-do-gato" em estudar operações complexas e gregas de opções que só ganham liquidez a menos de 30 dias do vencimento. Em Pindorama um bom operador de opções deve possuir acima de tudo fundamentos consistentes de TA. O resto é perfumaria. Considerando a mesma variação percentual, a opção ganha muito mais prêmio com um movimento do ativo-base (underlying) que com um aumento de volatilidade implícita. Alguém poderia levantar a questão do risco específico do papel (Petr PN, no caso). Responderia com outra pergunta: Com que frequência são descobertos poços de petróleo como o de Tupi? Claro que o ideal seria que o staff da Broxespa criasse produtos voltados para os investidores normais, tais como opções sobre ETFs.

Passando para um exemplo real, olhemos o proxy do SP500 (SPY). Vencimentos de opções no mercado yankee ocorrem na terceira sexta-feira de todos os meses. Ou seja, até o próximo vencimento existem mais 17 dias. SPY hoje fechou em 112,20. Há enorme concentração de puts no strike 111. Poder-se-ia fazer uma trava de baixa do tipo -113+115. O spread fechou em 0,66 (lucro máximo). Ou seja, arrisca-se aproxim. 2 para ganhar 1. Um fechamento do S&P500 acima de 1130 seria bullish e traria riscos maiores para a operação. Só que o price action visto na tarde de hoje me faz crer que isso não será fácil. A cada dia que passa o theta (time decay) corrói o prêmio das opções, o que vai a favor da operação. Vejam que nessa análise não apelei para delta nem gamma nem rho. :)
[No dia do vencimento lembrem-me de voltar ao assunto...]

Nenhum comentário: