Sendo um fiel seguidor dos dizeres de Mark Twain ("History does not repeat itself, but It rhymes"), vejo com curiosidade mórbida a reação dos yields dos Treasuries no dia em que Portugal teve sua nota de crédito rebaixada. Felizmente o Pragmatic Capitalist foi bem além do que havia escrito dias atrás e publicou um bom artigo a esse respeito ("Why Are Bond Rates Surging?"). O escritor americano me ensinou que as crises financeiras, geralmente resultantes de bolhas, não se repetem nos mesmos ativos, mas derivam de um encadeamento macabro de acontecimentos e reações semelhantes dos agentes financeiros e políticos. Essa percepção ainda encontra respaldo na minha ainda pequena vivência nos mercados...
Acredito que estejamos - no máximo - a poucos meses de uma das boas trading opportunities do ano, com origem provavelmente nos mercados de títulos soberanos. Não sou bidu pra saber de antemão qual será a reação de equities diante de uma disparada de yields soberanos. Meu mantra é simples: "The chart knows the news is coming", conforme diz conhecido trader yankee.
6 comentários:
Buenas Fact!!
Para um pequeno investidor,como aproveitar um movimento em títulos soberanos? quem são esses bichos??Aonde os encontro ....?
"The chart knows the news is coming"
e o seu brimo rico
"Insiders knows the news is coming"
hehehe
Sivuca, não vejo como o pequeno investidor de Pindorama tenha como tirar proveito direto de eventual reprecificação desses ativos. Na NYSE há fundos Ultrashort de Treasuries. Você deve operar em outros mercados aqui que reflitam a maior percepção de risco nos títulos de governos (comprado em fut. de USD e vendido em ind. fut., talvez).
S., insiders fazem muito merda também. hehe Daí prefiro despersonificar a frase.
Aliás, vai ser engraçado ver o COPOM do Mulla manter a SELIC parada na próx. reunião se a boiada estourar.
Notem que o perigo não é a de queda de bonds, bullish para equities, e sim de forte selloff por meses a fio, o que é bem diferente. A emissão de títulos da Grécia hoje foi bem-sucedida. Vamos ver qual será a próxima bola da vez. :)
Fact: Vc tem por acaso alguma recomendação de leitura para um entendimento melhor dos "bonds markets"?
Abraço e obrigado pelos esclarecimentos!
Sivuca, me passe seu email aqui ou se preferir me envie (finder101@gmail.com).
Há vários livros, dependendo da abordagem (operacional, conceitual, etc.) do seu interesse.
Postar um comentário