DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 28 de março de 2010

Keep An Eye On Sovereign Yields

Sendo um fiel seguidor dos dizeres de Mark Twain ("History does not repeat itself, but It rhymes"), vejo com curiosidade mórbida a reação dos yields dos Treasuries no dia em que Portugal teve sua nota de crédito rebaixada. Felizmente o Pragmatic Capitalist foi bem além do que havia escrito dias atrás e publicou um bom artigo a esse respeito ("Why Are Bond Rates Surging?"). O escritor americano me ensinou que as crises financeiras, geralmente resultantes de bolhas, não se repetem nos mesmos ativos, mas derivam de um encadeamento macabro de acontecimentos e reações semelhantes dos agentes financeiros e políticos. Essa percepção ainda encontra respaldo na minha ainda pequena vivência nos mercados...
Acredito que estejamos - no máximo - a poucos meses de uma das boas trading opportunities do ano, com origem provavelmente nos mercados de títulos soberanos. Não sou bidu pra saber de antemão qual será a reação de equities diante de uma disparada de yields soberanos. Meu mantra é simples: "The chart knows the news is coming", conforme diz conhecido trader yankee.

6 comentários:

sivuca disse...

Buenas Fact!!
Para um pequeno investidor,como aproveitar um movimento em títulos soberanos? quem são esses bichos??Aonde os encontro ....?

Samuel Ramos disse...

"The chart knows the news is coming"
e o seu brimo rico
"Insiders knows the news is coming"
hehehe

Fact Finder disse...

Sivuca, não vejo como o pequeno investidor de Pindorama tenha como tirar proveito direto de eventual reprecificação desses ativos. Na NYSE há fundos Ultrashort de Treasuries. Você deve operar em outros mercados aqui que reflitam a maior percepção de risco nos títulos de governos (comprado em fut. de USD e vendido em ind. fut., talvez).

S., insiders fazem muito merda também. hehe Daí prefiro despersonificar a frase.

Fact Finder disse...

Aliás, vai ser engraçado ver o COPOM do Mulla manter a SELIC parada na próx. reunião se a boiada estourar.

Notem que o perigo não é a de queda de bonds, bullish para equities, e sim de forte selloff por meses a fio, o que é bem diferente. A emissão de títulos da Grécia hoje foi bem-sucedida. Vamos ver qual será a próxima bola da vez. :)

sivuca disse...

Fact: Vc tem por acaso alguma recomendação de leitura para um entendimento melhor dos "bonds markets"?
Abraço e obrigado pelos esclarecimentos!

Fact Finder disse...

Sivuca, me passe seu email aqui ou se preferir me envie (finder101@gmail.com).
Há vários livros, dependendo da abordagem (operacional, conceitual, etc.) do seu interesse.