DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Most Important Lesson: Learn How To Avoid Losses

Ao longo dos anos tenho observado alguns hábitos presentes nos investidores que sempre perdem. Aí vão três: 
  • Adoram fóruns, onde tipicamente ninguém ganha consistentemente. 
  • São habitués de sítios de bullshit ("Amanhã pode subir, cair ou ficar parado..."; "Fiz uma mudança na estratégia IFR2 9.3...", etc.) 
  • E, acima de tudo, quando assumem determinada posição, têm "certeza" do futuro.
Lembro-me de uma frase de Larry Williams que diz esperar sempre que a posição recém-aberta seja perdedora. Amadores têm certeza de tudo. E nem se conformam quando a realidade lhes mostra que estão errados. Preços não mentem. Ocorreu-me escrever sobre isso ao abrir minha tela de quotes e ver hoje pela manhã que gold futures estavam alertando para uma subida forte. Justamente ontem alertei para o encerramento de minha posição vendida. Coincidência? Dificilmente. Aponto com razoável precisão pontos de inflexão como pode ser visto ao longo da existência do MFF. Se não a tivesse liquidado o resultado teria provocado mais estragos no ego que na conta bancária. Frequentemente sinto-me mais feliz ao evitar perdas que computar ganhos. O amador sempre olha para a possibilidade de ganho. Profissionais, para a chance de perda. Nesse momento gold confirma o desenlace de um padrão extremamente bullish que tenho observado amiúde nos últimos anos. Já observei algumas ocorrências em vários timeframes. Vou mostrar-lhes oportunamente na palestra e explicar a psicologia por trás desse padrão.

Quando se possui conhecimentos sobre o ebb-and-flow de preços, na maioria das vezes, é possível evitar desastres em qualquer timeframe. Mas se você apenas decora o balé dos preços, nomes de padrões de candles (engolfo, harami...) e outras excrescências a chance de você quebrar a cara é grande. Quando se possui entendimento de que no curto e médio prazo o price action é refém dos sentimentos predominantes dos mercados (medo e ganância), é possível administrar o risco em nível amplamente satisfatório.

2 comentários:

CarlosOliveira disse...

Fact,
Estou aguardando sua palestra, já tem uma data?

Fact Finder disse...

Olá, Carlos.
Esses dias estou fechando a sequência de slides. E semana que vem lanço no blog uma enquete para saber a melhor data junto aos leitores.
[]s