DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Number Of Visits As A Contrary Indicator

Engana-se quem pensa que nada ganho na edição e manutenção do MFF. Claro, o espaço serve-me prioritariamente como trading diary onde posso rever minhas análises na medida da evolução do price action. No entanto, ainda há outras utilidades que descobri ao longo do tempo.

O aplicativo de monitoramento de acessos me permite contá-los qualitativa e quantitativamente. É possível ver o tempo de duração de acesso e a cidade onde ocorreu, dentre outros detalhes. Tenho observado ao longo do curto período de existência do MFF que é possível associar o baixo número de acessos a uma tendência de complacência instalada no mercado acionário. E, de maneira análoga, os picos nesse número ocorrem em meio a correções. Uma recém-lançada ferramenta disponibiliza a emissão de alertas uma vez atingido um pré-determinado número de visitas. A título de curiosidade: por muito pouco o email de alarme não foi disparado no final de agosto. Por esses dias o scout anda bem abaixo da média, o que sugere certa complacência por parte dos leitores. Claro, isso não pode ser considerado alvissareiro para quem possui posições compradas. Esse sentimento de autossuficiência explica, em larga escala, a lentidão com que se computam os votos na enquete. Da minha parte, posso dizer que não costumo jogar fora bilhetes premiados de loteria. Assumi posições vendidas na tarde de hoje. O ETF Pindorama (ticker ETF), por exemplo, mostra convergência de vários fatores denunciando a existência de uma intensa área de oferta em circa 76. Quem for perspicaz perceberá que essa análise pode ser aplicada ao Ibroxespa. Mutatis mutandis, o mesmo se diga em relação ao SPX na área de 1150.

OBS: A enquete para a escolha da data da apresentação em São Paulo estará disponível por mais 9 dias. Meus esforços para a viabilização do evento nos dias escolhidos serão proporcionais ao número de votantes. 

7 comentários:

Marx disse...

Minha parte nessa contribuição eu quero em dinheiro rsrs =)
Será que o não existe alguma ferramenta nos buscadores que apresentem dados a respeitos de buscas sobre o mercado financeiro? Assim existe a possibilidade de "criar" um indicador mais abrangente. Você conhece algo do genero? Abç

Fact Finder disse...

M., não existe nenhuma ferramenta específica a esse fim. Eu, pelo menos, não conheço. Algo que vai um pouco nessa direção é o Google Trends, mas é muito tosco. E não sei se existe intenção de aprimorá-lo. Mas o problema pior é que demanda experiência e bons conhecimentos de jargões do mercado yankee por parte do internauta investidor. []s

Marx disse...

Muito bom Fact, a um tempo dei uma olhada no Google Trends e tambem achei meio tosquinho rsrs mas talvez minha falta de experiência contribua para não ter encontrado nada conclusivo. Bem interessante a sua abordagem, imagina oque os numeros devem falar de sites com maior abrangência, claro, sem menosprezar seu espaço. abç

Fact Finder disse...

Só que aí temos uma situação do tipo Catch-22: Um site com milhares de acessos/dia do tipo Seeking Alpha, p.ex., não dá a mínima para esse tipo de análise. (rs)
Só me interesso por isso porque estou diariamente analisando o mercado, ao contrário de sítios de bullshit que vivem da venda de livros, DVDs, cursos semanais, etc. :)
O conetúdo programático da minha apresentação possui uma seção onde mostro a base conceitual por trás dos indicadores contrários e como "construir" um. []s

Marx disse...

Fact, fugindo um pouco do assunto. A respeito de splits, uma vez li que tal pratica pode fornecer indicações a respeito de qual ponto da tendência o mercado se encontra, o autor defende a tese de que a "diminuição" dos preços facilita a distribuição das ações a partir do aumento da negociabilidade, afirma ainda que o o n° de empresas "splitando" suas ações fornece um indicador de mercado extremamente confiável.
Você já realizou algum estudo nesse sentido? abç

Fact Finder disse...

M., sua mensagem está meio confusa. Mas de antemão comunico que não conheço qualquer estudo envolvendo "splits". Faz sentido acreditar que possua um viés contrarian. Mas conheço estudos que associam topos de mercado com grande concentração de IPOs.

Marx disse...

F., a pergunta faz tanto sentido pra mim kkkk. A afirmação é feita por J. Granville no livro Timing. Era mais uma curiosidade mesmo, tlvz na epoca tivesse seu valor =) abç