DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

sábado, 4 de setembro de 2010

Three Is The Charm!

Assim como na vida, sempre desconfiei de qualquer idéia que quisessem me enfiar goela abaixo. Em análise técnica, uma área empírica, essa atitude é fundamental. John Murphy, um dos mais renomados technicians, chama a atenção para a recorrência do número três nessa área. Embora ele não diga - infelizmente - a explicação é a seguinte: o ser humano tende a reagir racionalmente justamente na terceira ocorrência de um fenômeno. A primeira é novidade. A segunda chama a atenção para um possível padrão. Na terceira o ser humano está pronto para tirar proveito dele. A questão então passa a ser...se você reage igual a todo mundo, como você espera levantar sua cabeça acima da linha da mediocridade? Mas óbvio que essa não é tarefa fácil. Pensar "ao contrário" requer muito treinamento mental e disciplina. Vejam acima o papel do número "3" em importantes reversões do SPX do início do ano para cá. Por isso, se você quiser aproveitar algum throwback em reação a esse incrível rally, não convém montar sua operação no primeiro dia de indecisão do mercado porque a tendência é que ocorra no mínimo um reteste no dia seguinte ou dois dias depois. Isso se chama bom senso.

7 comentários:

paulo disse...

Fact,

Três circunstâncias reforçam minha crença que na área do círculo azul deva haver uma mudança
de tendência no SPX :

1. Por ali passa a LTB que tem 26 de abril como topo
2. A MM 200, hoje, está em 1.115
3. Nesta região, também, está localizada a retração de 50% de Fibonacci

Antecipar-se aos demais ou aguardar a confirmação ?
Mais uma vez o dilema do risco/lucro.

Saudações

Fact Finder disse...

P, cuidado com as nomenclaturas soltas...qual tendência?
Prefiro sempre o termo ponto de inflexão porque nunca se sabe se teremos um ponto de intenso throwback ou uma mera consolidação no tempo. Os 3 pontos levantados por ti certamente reforçam algo nesse sentido.

Com relação à última pergunta: depende do estilo de cada um e do mercado em questão. Eu pessoalmente não costumo esperar confirmação de nada. Quando você se preparar para shortar alguma posição depois da confirmação ela já caiu 2-3% em em duas horas e aí já era. Irá subir na sua cara. Só é possível esperar confirmação em bear markets claros. Não em um trading range como o que vemos.

Fact Finder disse...

Bueno...tenho expectativa de montar short positions na quarta-feira. Target para throwback em 1185. Esse rally está confuso sob o ponto de vista de sentimento. Não é pule de dez, como o sardinhal está pensando.
Minha exposição em São Paulo mostrará outros vieses de análise que são desconhecidos por investidores e gurus de Pindorama. []s

Marx disse...

Fact, o target para o throwback não seria 1085? não sei se entendi direito... abçs

Fact Finder disse...

Isso: 1085. Desculpe. Viajei...

Marx disse...

Fact, porque especificamente na quarta? oq define esse time?

Fact Finder disse...

Apenas "educated guess", como diria um yankee. Terça-feira deve mostrar ainda uma variação positiva com range bem menor que o de hoje. O momentum ainda é forte. A leve alta deve terminar de calcinar os bears mais renitentes. [Em tempo...o feriado em WS é amanhã.]