- Boa noite, Fact. Bom tê-lo de volta. Nossa última conversa foi no meio do ano passado. Podemos começar?...Até onde pode ir bear rally em Wall St.?
- No caso do Industrials até a região dos 9k pts. não me causaria espécie. O sinal de alerta para a próxima perna de baixa deverá ser detectado mais facilmente com a ajuda dos internals e do sentimento. Sinceramente não acredito que os technicals convencionais serão de muita valia quando ela ocorrer. A reversão pode e deve ser rápida.
- Como assim? Poderia explicar melhor?
- Nos últimos anos a quantidade de pattern failures aumentou, cfe. mostrei em uma postagem falando sobre um artigo de T. Bulkowsky publicado na Revista S&C esse mês. Não é de admirar, portanto, que esse bear rally tenha surgido de um falso rompimento do fundo de 2002. Esses falsos movimentos forçam a capitulação dos últimos renegados e não são facilmente predizíveis usando os technicals baseados em momentum e volume. A esses devem se juntar outras informações.
- Como você vê os emergentes nesse momento?
- Esses mercados estão em uma região notória de oferta, não por acaso, originária do crash de outubro. E ainda há enorme incredulidade quanto a esse rally. Parece-me que deverá haver um movimento rápido para desmontar a armadura dos bears. Só assim haverá combustível para nova baixa. Quando começarem a questionar aqui e acolá se não já teríamos visto THE bottom desse bear mkt, será sem dúvida um sinal de alerta.
- Qual o perigo nesse momento?
- Os futuros dos índices de volatilidade yankees exibem um prêmio. Isso é bearish. A volatilidade deles (à vista) também está se reduzindo tremendamente. Visto em timeframes mais longos, essa circunstância é melhor observada. Se levado a extremos, isso cria condições para um selloff violento, daqueles do qual não se consegue sair a tempo. Mas esse é o único senão. Outros sentiment indicators sinalizam uma certa neutralidade por parte dos small investors. Dado o grau de sobrecompra, é normal esperarmos um mercado de lado, ou no mínimo, com momentum bem reduzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário