DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

USD Index: Charts Say It All


[A princípio pensei em esperar o fechamento do weekly amanhã para postar o chart acima. Contudo, considerando que as coisas não devem mudar substancialmente em uma trading session, vou arriscar.]


O Índice do Dólar está com um hammer em formação, em uma região de demanda secular. Houve um falso breakdown nessa área ano passado, o que atraiu uma grande leva de bears no greenback, posteriormente trucidados num dos maiores rallies dessa moeda em anos. Dada a experiência recente, essa área ainda suscita animosidades e amargas lembranças. Essa é o base psicológica para a existência de zonas de oferta e demanda.

Aqui entra a grande aplicação da TA: gerenciamento de risco. Continuar pesadamente comprado em emerging markets, em nomes ligados a commodities, nesse momento não parece ser a estratégia mais prudente. Existe, a meu ver, apenas uma possibilidade reduzida de que as mínimas do hammer sejam vazadas de uma hora pra outra. Fiz alguns traçados para sugerir alguns clusters técnicos mais à vista de technicians.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fact,

pelo que entendi, o dólar chegou a um suporte. Pode reagir.
Neste caso, olhando o Brasil, não seria apenas os casos ligados à commodities.
Considerando que a bufunfa entrou na bolsa e contribuiu para ajudar o Real a se valorizar 15% frente às doletas, caso o dólar reaja, e conjugado a isso a bolsa tenha exaurido a alta, o frenesi na venda pode ser forte.
É por aí mesmo, ou viajei na maionese?
sds

Fact Finder disse...

É por aí. Mas diante da queda forte anterior, qualquer processo de bottoming no USD levará um bom tempo...

Fact Finder disse...

Curiosidade: USD fechou HOJE com alta de 1,63%, o que transformou o hammer da postagem em um engulfing pattern, um padrão que mostra mais poder de decisão por parte dos bulls.

murphybr disse...

Parabéns pelas excelentes postagens.

Penso da mesma maneira e até tentei alertar alguns forenses.

Murro em ponta de faca. Acham que não tem nada a ver. Querem oil a $200 pra turbinar a Petro...hehe

Semana 15 a 19 teremos vencimento monstro nos EUA e até lá, fortes emoções.

Abs.

aguia disse...

junho:

frio (na espinha),

seguindo a Lei do acima.

e hoje ja comeca o quebra-pau.

credo.