DISCLAIMER


DISCLAIMER: 1. The risk of trading equities and/or derivatives can be substantial. 2. Any decision to purchase or sell as a result of the opinions expressed in this blog will be the full responsability of the person authorizing such transaction. 3. Past performance is not indicative of future results.

domingo, 12 de julho de 2009

A Déjà Vu Letter From A Reader

Recebi um email de um amigo leitor, atento ao desenvolvimento do H&S pattern. Lembrei-me imediatamente dos anos em que comecei a estudar technical analysis por conta própria. Pensava de maneira muito parecida. Enfim...a mensagem mostrava observações quanto à inclinação da neckline, quanto ao percentual de penetração para a confirmação do padrão e se havia ou não consenso no mercado a esse respeito.

"Na verdade, onde estaria realmente o traçado correto da neckline do H&S? Horizontal ou levemente inclinada? Se eu descobrir serei mais preciso na montagem da posição. E se romper, qual seria o correto percentual de penetração para não ser surpreendido por um fakeout? Fulano diz que é 2%, mas Beltrano, 3%. Quem está certo? Parece que não há consenso..." Essa linha de raciocínio é muito comum nos que começam a estudar a arte da análise de preço e volume.

Observem que geralmente quando recorremos a preciosismos técnicos para confirmações, o resultado é frustrante. O consenso dos players de que realmente se trata de um padrão de reversão é a causa de tanta decepção. Como todos estão convencidos de que é uma reversão - por meio de dezenas de analistas e newsletters [ontem li uma de 6/jun já falando de H&S (!)] - ela não ocorrerá da maneira que se espera. O erro clássico dos neófitos é considerar que os players devem se ajustar aos padrões, quando na verdade é o inverso. Estes é que derivam daqueles. Mutatis mutandis, é a mesma perplexidade que se estabelece com os osciladores. Acham que os preços irão sempre se resolver na direção das divergências. Em suma, ainda não percebem a relação recíproca e dinâmica entre sentimento e price action. Infelizmente esse aprendizado é longo e requer muita dedicação. E não são poucos os que desistem de estudar o assunto, porque "está claro que esse negócio de AT não funciona".

Da minha experiência vejo variações dos padrões mais tradicionais funcionarem, justamente porque são muito pouco estudados (ou nem isso). Compêndios mais avançados chegam a analisá-los. Não sou expert em chart patterns. No fundo, esse tipo de análise acaba sendo muito subjetiva. Entretanto, eventualmente podem reforçar determinada convicção.

5 comentários:

Investidor Pessimista disse...

" Como todos estão convencidos de que é uma reversão - por meio de dezenas de analistas e newsletters [ontem li uma de 6/jun já falando de H&S (!)] - ela não ocorrerá da maneira que se espera. "

fact, entao , na prática, voce acredita que teremos um " rebound " do HS " acionado??

Voce viu o Investors Intelligence desta ultima semana? Sem grandes variações... esperava mudanças significativas no sentiment.. abraço mike

Fact Finder disse...

Na prática, não espero que saia nada de útil disso aí nesse momento. :)
Parece que a II survey está levemente bearish. Só não costumo acompanhá-la.

Anônimo disse...

Eu, de minha parte, como quase sempre, estou simplificando tudo:
- Falando exclusivamente do Dow Industrial, enquanto estiver tabalhando abaixo dos 8200 pontos e qualquer coisa, nada feito e a probabilidade é que afunde mais.
- E em paralelo sigo monitorando o IFR.
Só isso e nada mais.
Se o mercado me quiser, a mim e ao meu dinheiro, terá que mostrar algo mais claro porque a obscuridade considero como desrespeito à minha grana, hehehe.

Anônimo disse...

Não está mais trabalhando abaixo dos 8200 pontos e qualquer coisa.

Neckline intacta portanto e por enquanto.

Tudo indica, até agora, que o fechamento será acima desses 8200 pontos e qualquer coisa.

Ricardo disse...

"SPX: A No-Bullshit Approach - III"

:)